23 Jan 2020 Notícia Florestas

Governo holandês e Rabobank anunciam investimentos-âncora no Fundo AGRI3

Davos, 23 de janeiro de 2019 - A iniciativa agrícola e florestal sustentável, “AGRI3”, de um bilhão de dólares, foi fortalecida por dois novos investidores fundamentais. Em 23 de janeiro, o Ministério das Relações Exteriores holandês anunciou que se tornaria um investidor-âncora público do Fundo AGRI3, contribuindo com 40 milhões de dólares. No Fórum Econômico Mundial, em Davos, o Rabobank declarou que investirá o mesmo valor. Juntas, essas contribuições mobilizarão financiamentos que poderão ser usados para apoiar iniciativas de agricultura sustentável e acelerar a proteção florestal.

Florestas são fundamentais para mitigar as mudanças climáticas

Uma crescente demanda por alimentos está colocando a terra e as florestas sob tremenda pressão. Sete milhões de hectares de florestas tropicais desaparecem anualmente e as emissões relacionadas à agricultura e à perda de florestas tropicais contribuem com 24% do total das emissões globais de gases de efeito estufa: mais do que carros e aviões juntos. O Fundo AGRI3 foi criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pelo Rabobank, juntamente com a parceira, Iniciativa Comércio Sustentável (IDH), e apoiado pelo FMO, o banco holandês de desenvolvimento empresarial, para mitigar as mudanças climáticas.

V.Ex.ª Sigrid Kaag, Ministra de Comércio Exterior e Cooperação para o Desenvolvimento: "O Fundo AGRI3 oferece uma oportunidade única de contribuir para a proteção das florestas e viabilizar a agricultura sustentável em grande escala, além de ajudar a transformar a atitude do setor financeiro em relação a investimentos sustentáveis".

Agricultura positiva para a natureza

O fundo atua como um canal financeiro misto destinado a desbloquear pelo menos um bilhão de dólares em financiamento. Fornece instrumentos financeiros adicionais e redução de riscos para assistência técnica aos atores da cadeia de valor alimentar e, principalmente, aos agricultores. "Como banco cooperativo, consideramos um papel nosso ajudar nossos clientes a realizar a mudança necessária nas cadeias de valor agrícola", diz Wiebe Draijer, Presidente do Conselho de Administração do Rabobank. “O governo holandês que apoia nossa parceria é um complemento mais que bem-vindo. Juntamente com nossa contribuição, estou totalmente convencido de que essas contribuições combinadas estimularão essa mudança".

“O AGRI3 e sistemas de financiamento similares de uso da terra, catalisadas com o apoio do PNUMA, fundamentam a arquitetura financeira para uma agricultura livre de desmatamento e positiva para a natureza”, disse Inger Andersen, Diretora Executiva do PNUMA. “Somos muito gratos ao governo holandês por sua contribuição crucial para o Fundo AGRI3. Está na hora de bancos, investidores, governos e empresas do agronegócio ingressarem em instituições como o Rabobank no financiamento de cadeias de valor de agricultura e silvicultura sustentáveis​, para salvar o clima, proteger a biodiversidade e garantir o desenvolvimento sustentável”.

Modelo

O Fundo AGRI3 será um modelo para os bancos e outras instituições financeiras e está aberto para a adesão de outros bancos e investidores. A agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU exige iniciativas de agricultura sustentável em escala com urgência. O subsídio do governo holandês ajudará a liberar mais recursos de investidores e financiadores de impacto. Agricultores e produtores que normalmente não teriam acesso a esses recursos, agora têm uma alternativa para financiar seus investimentos para a produção sustentável de alimentos.

Início do fundo AGRI3

Agora que o governo holandês aprovou a doação de 40 milhões de dólares, o Fundo AGRI3 estará em funcionamento no primeiro semestre de 2020. O Mirova Natural Capital, a FOUNT e o Cardano Development atuarão como consultores de investimento. O fundo estará aberto à participação de bancos comerciais, visando agricultura sustentável e conservação florestal. Ligada ao fundo, será criada uma instalação de assistência técnica gerenciada pelo IDH. A instalação de AT da AGRI3 fornecerá suporte para ajudar os projetos em potencial a se prepararem para o investimento. Também fortalecerá o monitoramento do impacto e o compartilhamento de conhecimentos do Fundo AGRI3 e de seus beneficiários para estimular o crescimento de investimentos de uso sustentável da terra em todo o mundo.

MAIS INFORMAÇÕES

Rabobank

O Rabobank é um banco cooperativo com base agrícola que cresceu e se tornou um provedor internacional de serviços financeiros. O Grupo Rabobank tem uma forte presença nos principais países agricultores e produtores de alimento do mundo. Como tal, estamos comprometidos com o nosso lema “Juntos, plantando um mundo melhor”, melhorando o acesso a alimentos, promovendo nutrição saudável e melhorando a estabilidade da indústria de alimentos.

Sobre o PNUMA

O PNUMA é a principal voz global em questões ambientais. Ele fornece liderança e incentiva a parceria no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e povos a melhorar sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras.

FMO

O FMO é o banco holandês de desenvolvimento empresarial. Como principal investidor de impacto, o FMO apoia o crescimento sustentável do setor privado em países em desenvolvimento e mercados emergentes, investindo em projetos e empreendedores ambiciosos. O FMO acredita que um setor privado forte leva ao desenvolvimento econômico e social e tem um histórico comprovado de quase 50 anos de capacitação de pessoas para melhorar sua qualidade de vida. O FMO concentra-se em três setores que têm alto impacto no desenvolvimento: instituições financeiras, energia e agronegócio, alimentos e água. Com um portfólio comprometido de 9,7 bilhões de euros, abrangendo mais de 85 países, o FMO é um dos maiores bancos bilaterais do setor privado em todo o mundo.

Iniciativa Comércio Sustentável (IDH)

A Iniciativa Comércio Sustentável (IDH) reúne empresas, organizações da sociedade civil, governos e outros em parcerias público-privadas. A IDH promove a agricultura sustentável e a proteção florestal por meio de seu programa Paisagens, apoiando o planejamento do uso da terra para produção, proteção e inclusão. Também mobiliza investimentos e aprendizado sobre modelos de negócios como inclusão de pequenos proprietários e modelos de negócios que combinam intensificação do uso da terra com conservação de florestas e ecossistemas.

FOUNT

A FOUNT é uma empresa de investimentos de impacto com sede em Amsterdã, ativa em mercados emergentes. Ela apoia soluções de negócios que combinam um impacto social e ambiental demonstrável com retornos financeiros. A FOUNT oferece serviços de alta qualidade e serviços de gestão de fundos e investimentos para vários setores, incluindo agricultura, habitação a preços acessíveis, vestuário sustentável e fogões.

Cardano Development

A Cardano Development capacita os mercados financeiros de fronteira, simplificando o capital e aplicando insights de risco para criar soluções inovadoras e escaláveis. Com mais de 5 bilhões de euros em ativos sob gestão e 1,2 bilhões de euros em capital sob gestão, provenientes principalmente de instituições financeiras internacionais de desenvolvimento, a empresa apoia seis fundos com serviços de gerenciamento em andamento e supervisão da governança corporativa. TCX, GuarantCo e Frontclear são fundos estabelecidos, enquanto o Water Financing Facility e ILX são start-ups. Para proporcionar o maior impacto de desenvolvimento nos mercados de fronteira locais, a Cardano Development trabalha com parceiros respeitados, incluindo instituições financeiras de desenvolvimento, fundações, governos, investidores de impacto, investidores institucionais e parceiros comerciais.

Mirova Natural Capital

Mirova é um gerente de investimentos dedicado ao investimento responsável. Por meio de uma abordagem de investimento baseada em valores, o objetivo da Mirova é combinar geração de valor a longo prazo com desenvolvimento sustentável. Os talentos de Mirova foram pioneiros em muitas áreas de finanças sustentáveis. Sua ambição é continuar inovando para propor as soluções mais impactantes para seus clientes.

Para imprensa, por favor entre em contato:

Roberta Zandonai, Gerente de Comunicação Institucional, PNUMA, roberta.zandonai@un.org