Em 2022, a Convenção de Minamata sobre Mercúrio expandiu seu escopo para incluir fontes não regulamentadas desse elemento químico prejudicial, incluindo certas lâmpadas, propulsores de satélites e obturações dentárias infantis. Produtos com adição de mercúrio como esses representam 30% do uso global de mercúrio. Enquanto isso, as partes concordaram em alterar a Convenção da Basileia para que todo o lixo eletrônico esteja sujeito ao consentimento informado prévio, um meio de compartilhar globalmente informações sobre certos produtos químicos e pesticidas considerados perigosos. Em todo o mundo, foram geradas 53 milhões de toneladas de lixo eletrônico em 2019, das quais apenas 17% foram recicladas. As convenções irmãs – as convenções de Rotterdam e Estocolmo – também adicionaram importantes produtos químicos industriais às suas listas de controle.
O programa de implementação do desenvolvimento sustentável de baixo teor químico e não químico em pequenos estados insulares em desenvolvimento foi lançado em junho. Essa iniciativa de cinco anos, financiada pelo Fundo Global para o Meio ambiente, busca evitar a liberação de mais de 23.000 toneladas de produtos químicos tóxicos e mais de 185.000 toneladas de lixo marinho. Ela apoia 33 pequenos estados insulares em desenvolvimento e trata das obrigações da Convenção de Estocolmo, da Convenção de Minamata e da Abordagem Estratégica para a Gestão Internacional de Produtos Químicos.
O PNUMA também intensificou seus esforços para combater a poluição das águas residuais e os riscos ecológicos e de saúde associados a ela, especialmente a resistência antimicrobiana. A resistência antimicrobiana ocorre quando bactérias, vírus, fungos e parasitas não respondem mais aos agentes antimicrobianos. Em 2019, as infecções bacterianas resistentes a medicamentos contribuíram para quase 5 milhões de mortes. A aliança quadripartida de PNUMA, FAO, OMS e WOAH estabeleceu um novo marco para apoiar as respostas nacionais à resistência antimicrobiana e defender, no mais alto nível, as ações relacionadas ao assunto, incluindo o Grupo dos 20.
