Costa Rica - Policy Leadership

Líder mundial em sustentabilidade, a Costa Rica foi escolhida como Campeã da Terra na categoria de Liderança Política devido ao seu papel pioneiro na proteção da natureza e ao seu compromisso com políticas ambiciosas para o combate à mudança climática.

Notavelmente, o país da América Central elaborou um plano detalhado para descarbonizar sua economia até 2050, em conformidade com o Acordo Climático de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A nação espera servir de modelo para que outros países possam fazer o mesmo e reduzir as emissões causadoras da rápida e desastrosa mudança climática.

“O plano de descarbonização consiste em manter uma curva ascendente em termos de crescimento econômico do emprego e, ao mesmo tempo, gerar uma curva descendente no uso de combustíveis fósseis, a fim de parar de poluir. Como vamos conseguir isso? Por meio de transportes públicos limpos, cidades inteligentes e resilientes, gestão de resíduos, agricultura sustentável e melhorias logísticas”, afirmou o presidente Carlos Alvarado Quesada.

O plano inclui metas ousadas de médio e longo prazo para a reforma do transporte, da energia, do manejo de resíduos e do uso da terra. O objetivo é alcançar neutralidade de emissões até 2050, o que significa que o país não produzirá mais emissões do que aquelas que é capaz de compensar por meio de ações como a manutenção e a expansão de suas florestas.

O sucesso da Costa Rica, ao colocar as preocupações ambientais no centro de suas políticas públicas e econômicas, mostra que a sustentabilidade é não somente alcançável, mas economicamente viável. Autoridades afirmam que a Costa Rica pretende mudar o paradigma do desenvolvimento, antecipando um sistema de consumo e produção que gere um excedente ambiental e não um déficit.

“Em 2050, embora pareça muito distante, espero poder dizer ao meu filho, que hoje tem seis anos de idade e até lá terá a minha idade, que fizemos a coisa certa. Fizemos o que tinha de ser feito para que ele pudesse viver em um mundo melhor, fundamentalmente, porque enfrentamos os efeitos das mudanças climáticas”, afirmou o presidente Alvarado Quesada.

As credenciais ambientais da Costa Rica são impressionantes: mais de 95% de sua energia é renovável, sua cobertura florestal é de mais de 50%, depois de um trabalho meticuloso para reverter décadas de desmatamento, e cerca de metade das terras do país estão sob algum grau de proteção.

Em 2017, o país bateu um recorde de 300 dias utilizando apenas energia renovável. O objetivo é atingir 100% de eletricidade renovável até 2030. Prevê-se que setenta por cento de todos os ônibus e táxis sejam elétricos até 2030, com a eletrificação total projetada para 2050.

O papel inovador da Costa Rica na promoção de tecnologias limpas e sustentabilidade é ainda mais notável pelo fato do país, de cerca de 5 milhões de habitantes, produzir apenas 0,4% das emissões globais.

O prêmio Campeões da Terra reconhece as credenciais de sustentabilidade da Costa Rica e também destaca a necessidade urgente de encontrar soluções para as mudanças climáticas. No ano passado, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) comprovou que limitar o aquecimento global a 1,5 °C exigiria mudanças sem precedentes para reduzir as emissões de carbono em 45% em relação aos níveis de 2010 até 2030, atingindo a neutralidade de emissões por volta de 2050.

Campeões da Terra é o principal prêmio ambiental das Nações Unidas. Foi criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente em 2005 para homenagear indivíduos de destaque cujas ações tiveram um impacto positivo e transformador para o meio ambiente. De defensores ambientais a desenvolvedores de tecnologia, os prêmios reconhecem pioneiros que estão trabalhando para proteger nosso planeta para as próximas gerações.

Os vencedores anteriores da região incluem Michelle Bachelet, ex-presidenta do Chile, por sua liderança exemplar na criação de áreas marinhas protegidas e por impulsionar as energias renováveis ​​(2017); a ex-ministra do Meio Ambiente brasileira, Izabella Teixeira, por sua liderança visionária e papel fundamental na reversão do desmatamento do Amazon (2013); e o ecologista mexicano, José Sarukhán Kermez, por uma vida dedicada à liderança e inovação na conservação da biodiversidade no México e no mundo (2016).

Em 2010, a Costa Rica recebeu o prêmio Future Policy Award pelo World Future Council em reconhecimento à sua lei de biodiversidade de 1998, considerada modelo para outras nações.

O plano de descarbonização consiste em manter uma curva ascendente em termos de crescimento econômico do emprego e, ao mesmo tempo, gerar uma curva descendente no uso de combustíveis fósseis, a fim de parar de poluir. Como vamos conseguir isso? Por meio de transportes públicos limpos, cidades inteligentes e resilientes, gestão de resíduos, agricultura sustentável e melhorias logísticas. Carlos Alvarado Quesada, Presidente da Costa Rica

The 2019 Champion of the Earth for Policy and Leadership goes to Costa Rica. As…

Notícias