Sir Partha Dasgupta - Science and Innovation

Professor Emérito de Economia do Professorado Frank Ramsey da Universidade de Cambridge

Eu pediria desculpas às gerações futuras, mas isso não adiantaria muito. Nosso trabalho agora é tomar ações dramáticas, ações transformadoras.

Quando, em 2019, o Tesouro do Reino Unido se aproximou de Sir Partha Dasgupta para realizar uma revisão da economia da biodiversidade, tomando uma iniciativa considerada inédita para um ministério de finanças, o eminente economista da Universidade de Cambridge não pensou duas vezes antes de dizer “sim”.

Nos 18 meses seguintes, Dasgupta e sua equipe combinaram evidências científicas, econômicas e históricas com modelagem matemática rigorosa para produzir A Economia da Biodiversidade: Revisão de Dasgupta.

Publicado em fevereiro de 2021, o relatório histórico mostra que o crescimento econômico teve um custo devastador para a natureza. Deixa claro que a humanidade está destruindo seu bem mais precioso – o mundo natural – ao viver além das possibilidades do planeta e destaca estimativas recentes de que seria necessário 1,6 planeta Terra para manter os padrões de vida atuais.

“Quando você lê as previsões econômicas, elas falam sobre investimentos em fábricas, taxas de emprego, crescimento [do produto interno bruto]. Elas nunca mencionam o que está acontecendo com os ecossistemas”, disse Dasgupta, o Campeão do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) do Prêmio Terra em Ciência e Inovação deste ano. “É realmente urgente que pensemos nisso agora”, disse ele.

O relatório foi a culminação de quatro décadas de trabalho, nas quais Dasgupta procurou ultrapassar os limites da economia tradicional e expor a conexão entre a saúde do planeta e a estabilidade das economias.

A Economia da Biodiversidade é a base de um campo em expansão conhecido como contabilidade do capital natural, no qual os pesquisadores tentam avaliar o valor da natureza. Esses números podem ajudar os governos a entender melhor os custos econômicos de longo prazo da extração de madeira, mineração e outras indústrias potencialmente destrutivas, reforçando a defesa do mundo natural.

“As contribuições inovadoras de Sir Partha Dasgupta para a economia ao longo das décadas despertaram o mundo para o valor da natureza e a necessidade de proteger os ecossistemas que enriquecem nossas economias, nosso bem-estar e nossas vidas”, disse Inger Andersen, Diretora Executiva do PNUMA.

 

Economia como parte de uma 'tapeçaria'

Dasgupta nasceu em 1942 no que é hoje a capital do Bangladesh, Dhaka. (Na época, a cidade fazia parte da Índia.) Seu pai, o renomado economista Amiya Kumar Dasgupta, teve uma enorme influência sobre ele e sua jornada acadêmica. Depois de concluir o bacharelado em física em Delhi, Dasgupta mudou-se para o Reino Unido, onde estudou matemática e, mais tarde, obteve um doutorado em economia.

Por meio de suas importantes contribuições para a economia, pelas quais foi nomeado cavaleiro em 2002, Dasgupta ajudou a moldar o debate global sobre desenvolvimento sustentável e uso de recursos naturais.

“É uma ideia muito bonita pensar que ao redor de você há fábricas da natureza, produzindo bens e serviços – pássaros que polinizam, esquilos enterrando nozes e todas as coisas sob nossos pés”, disse Dasgupta.

“É uma tapeçaria desconcertante de coisas que estão acontecendo, muitas das quais são inobserváveis. E, no entanto, elas estão criando a atmosfera na qual os humanos e todos os organismos vivos podem sobreviver. A maneira como medimos o sucesso ou o fracasso econômico, toda a gramática da economia, precisa ser construída com essa tapeçaria em mente.”

 

Carinho pela natureza

Dasgupta esboça seu interesse pela ideia de viver de forma sustentável em um mundo de recursos naturais limitados em seu artigo de 1969, agora clássico, Sobre o conceito de população ideal. Na década de 1970, o economista sueco Karl-Göran Mäler o encorajou a desenvolver suas ideias sobre as conexões entre a pobreza rural e o estado do meio ambiente e dos recursos naturais nos países mais pobres do mundo, um assunto notavelmente ausente da economia do desenvolvimento dominante na época.

Isso levou a novas explorações das relações entre população, recursos naturais, pobreza e meio ambiente, graças as quais Dasgupta se tornou aclamado.

"Me diverti muito trabalhando nesse campo", disse ele. “Uma razão pela qual foi divertido é que eu não tinha competição. Ninguém mais estava trabalhando nisso.”

Pradarias, florestas e lagos de água doce são alguns dos ecossistemas favoritos de Dasgupta. Ele acredita que as crianças devem estudar a natureza desde cedo e que a matéria deve ser tão obrigatória quanto a leitura, a escrita e a aritmética. “Essa é uma forma de gerar afeto pela natureza. Se você tem afeto pela natureza, é menos provável que ela seja destruída”, diz ele.

 

Riqueza inclusiva

Dasgupta é um apaixonado pela ideia de substituir o produto interno bruto (PIB), como medida da saúde econômica dos países, porque conta apenas parte da história. Em vez disso, ele defende o conceito de “riqueza inclusiva”, que capta não só o capital financeiro e produzido, mas também as competências da força de trabalho (capital humano), a coesão da sociedade (capital social) e o valor do meio ambiente (capital natural).

Essa ideia está incorporada no programa apoiado pelas Nações Unidas Sistema de Contabilidade Econômica Ambiental, que permite que os países rastreiem os ativos ambientais, seu uso na economia e os fluxos de retorno de resíduos e emissões.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) desenvolveu o Índice de Riqueza Inclusiva. Já calculado para cerca de 163 países, o índice indica que a riqueza inclusiva cresceu em média 1,8% de 1992 a 2019, um índice muito inferior à taxa do PIB, em grande parte devido a declínios no capital natural.

 

A natureza como ativo patrimonial

Ecoando a urgência da Década da Restauração de Ecossistemas das Nações Unidas para prevenir, deter e reverter a degradação dos ecossistemas, o projeto Economia da Biodiversidade de Dasgupta adverte que ecossistemas críticos, de recifes de coral a florestas tropicais, estão chegando a pontos de inflexão perigosos, com consequências catastróficas para as economias e o bem-estar das pessoas.

O relatório de 600 páginas pede uma reavaliação fundamental da relação da humanidade com a natureza e como ela é valorizada, argumentando que a não inclusão de “serviços ecossistêmicos” nos balanços nacionais só serviu para intensificar a exploração do mundo natural.

“[Trata-se] de introduzir a natureza como um ativo patrimonial no pensamento econômico e mostrar como as possibilidades econômicas dependem inteiramente dessa entidade finita”, diz Dasgupta.

Notícias