O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) reconhece a importância de envolver os principais grupos e outras partes interessadas como parceiros e aprecia as perspectivas que eles trazem para a mesa.

As decisões intergovernamentais terão reconhecimento e apoio público mais forte e mais amplo se os governos levarem em conta as opiniões dos grupos principais e de outras partes interessadas o mais cedo possível nos processos de formulação de políticas e tomada de decisão. Os grupos principais e outras partes interessadas também desempenham um papel direto na formação de políticas como pesquisadores, grupos de reflexão e fiscalizadores, ou por meio de advocacy.

A interação entre o PNUMA e a sociedade civil cresceu significativamente na última década. Agora, mais de 500 ONGs têm status consultivo formal.

As organizações que desejam aproveitar esta oportunidade e fazer sua voz ser ouvida no PNUMA podem se envolver diretamente, solicitando o Credenciamento na Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA). Isso concede o status de observador à UNEA.

Para mais informações: