Realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA) reúne representantes dos 193 Estados membros da ONU, empresas, sociedade civil e outras partes interessadas para chegar a um acordo sobre políticas para enfrentar os desafios ambientais mais urgentes do mundo.

A 5ª sessão da UNEA segue a seguinte programação:

A sessão on-line da UNEA-5 será realizada nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2021.

A sessão resumida da UNEA-5 será realizada fisicamente em fevereiro de 2022, em Nairóbi.

O tema das duas sessões da UNEA-5 é "Fortalecer Ações pela Natureza para Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Destaca o papel central que a natureza desempenha em nossas vidas e no desenvolvimento sustentável social, econômico e ambiental. A natureza é fundamental para atender às ambições da Agenda 2030 adotada por todos os Estados membros das Nações Unidas em 2015. A Agenda 2030 visa acabar com a pobreza e os conflitos, construir sociedades justas e inclusivas e garantir a proteção duradoura do planeta e de seus recursos naturais. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são a estrutura que orienta os países na realização dessas metas.

Repleta de diversidade e complexidade, a natureza sustenta nossas economias e nossas sociedades. A humanidade está destruindo esses serviços vitais por meio da exploração excessiva, do desenvolvimento desenfreado e da mudança climática. Coletivamente, precisamos proteger e restaurar nosso mundo natural.

Estudos recentes mostram que a imediata implementação de políticas que promovam a eficiência de recursos, combatam a mudança climática e limitem a perda de biodiversidade, poderia aumentar o produto interno bruto (PIB) global em 8% e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 90% até 2060. Enquanto a restauração de 350 milhões de hectares de ecossistemas terrestres e aquáticos degradados entre agora e 2030 poderia gerar US$9 trilhões em serviços ecossistêmicos.

Os planos de recuperação pós-pandemia que investem na natureza e em empregos verdes, financiamentos sustentáveis, boa gestão de produtos químicos e produção e consumo sustentáveis, irão acelerar a transição para um futuro saudável e sustentável.

A UNEA-5 é uma oportunidade para os Estados Membros compartilharem as melhores práticas de sustentabilidade, gerando dinamismo para que governos possam reconstruir melhor, através da proteção de ecossistemas e de soluções baseadas na natureza.