Unsplash/ Steven Weeks
15 Oct 2021 Notícia Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Agropecuária sustentável: PNUMA e MAPA discutem primeira etapa da implementação do projeto TEEB Agricultura & Alimentos no Brasil

Brasília, 15 de outubro de 2021 - As cadeias de valor associadas ao agronegócio brasileiro são responsáveis por gerar cerca de 30% do produto interno bruto nacional. Só no primeiro trimestre de 2021, o PIB deste setor acumulou alta de 9,81%. Porém, apesar desse benefício econômico visível, é importante que o crescimento econômico esteja atrelado também ao desenvolvimento social e conservação ambiental.

Para impulsionar melhores práticas no setor agroalimentar no Brasil, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) promoveram na última sexta-feira (15) a oficina de lançamento online no âmbito da Inciativa TEEB Agricultura & Alimentos no Brasil.

Oficina de lançamento online no âmbito da Inciativa TEEB Agricultura & Alimentos no Brasil.

O encontro teve como objetivo apresentar a iniciativa TEEB Agricultura & Alimentos e a primeira etapa do trabalho desenvolvida para o contexto brasileiro, discutir o ABC+ no âmbito da agricultura sustentável, e discutir as oportunidades do TEEB neste contexto. O evento reuniu participantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), The Capitals Coalition e do Grupo de Políticas Públicas da ESALQ, entre outros participantes.

Na abertura, Regina Cavini, Representante Adjunta do PNUMA, e Mariane Crespolini, Diretora de do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do MAPA destacaram a importância do evento e da necessidades de conseguirmos trazer à luz as externalidades da agropecuária Brasileira, para conseguirmos informar a tomada de decisões e contribuir com uma agropecuária mais sustentável.

Promovendo a sustentabilidade no setor agroalimentar brasileiro

O evento foi dividido em dois blocos de discussão e contou com a presença de 32 representantes de diversos setores, incluindo a iniciativa privada, a academia, a sociedade civil e o governo, visando coletar percepções e opiniões dos atores a fim de mapear possibilidades para o escopo do TEEB Agricultura e Alimentos no Brasil. O primeiro bloco teve como tema “O TEEB Agricultura & Alimentos e estudo de fundo” e no segundo bloco as discussões focaram no refinamento do escopo do projeto, analisado o ABC+, do MAPA, no contexto da agricultura sustentável com baixa emissão de carbono. Foi também apresentado quais os próximos passos da iniciativa TEEB Agricultura & Alimentos.

No primeiro momento foi explicitado que o TEEB Agricultura & Alimentos visa tornar visíveis todos os custos e benefícios “economicamente invisíveis” dos sistemas agroalimentares,

identificando desafios, oportunidades e políticas a fim de estimular a conservação da biodiversidade e da provisão dos serviços ecossistêmicos em paisagens agrícolas.

Em um segundo momento os participantes dialogaram a fim de contribuir com a escolha do objeto de análise do projeto, a fim de gerar mudanças desejáveis no uso dos recursos naturais pelas cadeias de valor agroalimentar no país. Algumas das tecnologias previstas no ABC+ foram levantadas, como por exemplo a recuperação das extensas áreas de pastagens degradadas, além da ampliar a adoção de sistemas integrados.

Valoração de serviços ecossistêmicos

A Economia dos Ecossistemas e Biodiversidade (TEEB) é uma iniciativa global focada em tornar visíveis os valores da natureza. Seu principal objetivo é integrar os valores da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos à tomada de decisões em todos os níveis.

Já o TEEB Agricultura & Alimentos busca fornecer uma avaliação econômica abrangente do complexo de “sistemas eco-agroalimentares” e demonstrar que o ambiente econômico em que os agricultores operam é distorcido por externalidades significativas, tanto negativas quanto positivas, e uma falta de consciência da dependência sobre capital natural, humano e social.

Financiado pela União Europeia, o projeto visa proteger a biodiversidade e contribuir para um setor agrícola e alimentar mais sustentável em 12 países parceiros, entre eles o Brasil, China, Índia, Indonésia, Malásia, México e Tailândia.

NOTAS AOS EDITORES

Sobre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é a principal autoridade ambiental do mundo. Oferece liderança e incentiva o trabalho conjunto no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e povos para melhorar sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras.

Para mais informações entre em contato com:

Gerente de Comunicação do PNUMA, Roberta Zandonai, roberta.zandonai@un.org

Analista de Projetos, Helena Alves Pinto, helena.nerialvespinto@un.org