31 May 2022 Notícia Chemicals & pollution action

No Dia Mundial Sem Tabaco, ONU e ACT lançam concurso de fotografia

Brasília, 31 de maio de 2022 - Que o tabagismo causa danos à saúde - de quem fuma e de quem convive com fumantes - já se sabe, mas o impacto ambiental do tabaco é menos conhecido e inclui desmatamento, contaminação e poluição plástica. Para estimular a conscientização sobre este assunto, e em linha com o tema deste Dia Mundial Sem Tabaco de 2022, celebrado hoje (31), a ACT Promoção da Saúde, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e apoio da Vital Strategies, lançam um concurso cultural de fotografias sobre os prejuízos do tabagismo ao planeta.

Intitulado “Bituca é plástico: Impacto ambiental do tabaco e poluição plástica”, a ação visa a promover o tema por meio de seleção de fotografias que representem aspectos associados ao impacto ambiental do tabaco e poluição. São previstas premiações para categorias de jovens e adultos, inclusive com participação em uma exposição que deverá acontecer durante a Virada ODS, evento programado para julho, em São Paulo.

O edital com as regras está disponível no site da ACT: https://actbr.org.br/concurso

Sessão Solene na Câmara

Ainda para chamar a atenção para o impacto do tabagismo na saúde e no meio ambiente, e apresentar medidas reconhecidamente eficazes de controle, a ACT e o PNUMA também participarão de uma sessão solene, na terça-feira, dia 31, às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, com participação presencial e virtual e transmissão pelo Youtube da Câmara: https://www.youtube.com/c/CâmaradosDeputadosoficial

A solenidade atende a um requerimento do deputado Alexandre Padilha, assinado também por outros parlamentares. Entre os convidados, estão a diretora-executiva da ACT, Mônica Andreis; a Representante Adjunta do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Regina Cavini; a representante da Organização Pan-Americana da Saúde, Socorro Gross; o diretor executivo da Vital Strategies Brasil, Pedro de Paula; e a chefe da Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco do Instituto Nacional de Câncer, Andréa Reis.

Impacto Ambiental do Tabaco

O tabaco causa prejuízos à sociedade em toda a sua cadeia produtiva, desde a produção das folhas de fumo, com uso de agrotóxicos e queima de lenha para secagem das folhas, até o descarte, passando pelos danos à saúde em decorrência da exposição e consumo dos produtos.

No cultivo e produção de cigarros:

O cultivo do tabaco causa prejuízo ao solo porque é geralmente produzido como monocultura, deixando o solo pouco protegido contra o vento e a água.  A queima de resíduos vegetais para o cultivo leva ao desmatamento, e os agrotóxicos e pesticidas usados para o cultivo poluem os cursos d’água e envenenam os peixes.

A cura, processo da extração da água da folha do tabaco por meio da queima de lenha em estufas, também leva ao desmatamento e à escassez de água. Já o processamento e fabricação dos cigarros envolvem o uso de produtos químicos tóxicos e a emissão de gases de efeito estufa, além de gerar resíduos. Na distribuição também são emitidos gases de efeito estufa.

No consumo

Os resíduos tóxicos da fumaça do tabaco permanecem no ambiente, e pesquisas indicam que as concentrações de material particulado em áreas fechadas são dez vezes maiores que do escapamento de carros a diesel.

Os cigarros também são a causa mais comum de incêndios acidentais e componentes tóxicos da fumaça de terceira mão, compostos que permanecem no ambiente mesmo após a dissipação da fumaça, impregnados em roupas, tapetes, carpetes e outros objetos, também poluem o ambiente.

No descarte

As bitucas são um dos itens mais poluentes do mundo e as embalagens dos produtos de tabaco também resultam em dois milhões de toneladas de resíduos sólidos todos os anos, no planeta.

Os filtros são o item mais descartado em todo o mundo - são 4,5 trilhões de bitucas por ano, que correspondem a aproximadamente 766,6 milhões de quilos de lixo tóxico a cada ano. Também são o lixo plástico mais comum nas praias, tornando os ecossistemas marinhos mais suscetíveis a riscos e mortes.

Os microplásticos entram na cadeia alimentar e estão associados a sérios impactos na saúde humana e animal, podendo afetar o desenvolvimento cerebral, taxas de respiração, genética e muito mais, de acordo com a OMS. Mais de 1/3 do lixo de bitucas acaba nos oceanos e 19% a 38% do total de detritos na limpeza dos oceanos são bitucas.

Dados do Centro Global para Boa Governança em Controle do Tabaco (GGTC) indicam que, no Brasil, a poluição marinha custe R$ 1.662 bilhão e a gestão de resíduos, que inclui descarte de embalagens de produtos de tabaco e de bitucas de cigarro, R$ 27.096 milhões, totalizando R$ 1.7 bilhão anuais.

Danos à saúde

Em todo o planeta, por ano, são oito milhões de mortes associadas ao tabagismo, segundo estimativas da OMS. No Brasil, de acordo com informações do Instituto de Efectividad Clínica y Sanitária, o custo anual do cigarro é de R$ 93 bilhões, com tratamentos de saúde, mortes e perda de produtividade, sem contar o custo adicional relacionado a cuidados familiares necessários. Em impostos, são recolhidos R$ 13 bilhões apenas.

Para mais dados, acesse: link para o fact-sheet.

Sobre a ACT

A ACT Promoção da Saúde é uma organização não governamental que atua, desde 2006, na promoção e defesa de políticas de saúde pública, especialmente nas áreas de controle do tabagismo, alimentação saudável, controle do álcool e atividade física, atuando também, em conjunto com outras organizações, em prol dos direitos humanos e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Para saber mais, visite www.actbr.org.br

Sobre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

O PNUMA é uma das principais vozes global em questão ambiental. Fornece liderança e incentiva parcerias com foco no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e povos a melhorarem sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras. Para mais informações acesse: https://www.unep.org/pt-br . Para imprensa, favor entrar em contato com unep-brazil-news@un.org

Sobre a Vital Strategies

A Vital Strategies é uma organização global de saúde que acredita que todas as pessoas devem ser protegidas por um forte sistema de saúde pública. Nossa equipe trabalha com estratégias focadas em evidências e inovação para ajudar a desenvolver e implementar políticas sólidas de saúde pública, gerenciar programas de forma eficiente, fortalecer sistemas de dados, realizar pesquisas e desenvolver campanhas estratégicas de comunicação para mudanças de políticas e comportamentos. Para saber mais, visite www.vitalstrategies.org ou @VitalStrat.