16 Jul 2019 Notícia Economia verde

Novas plataformas globais impulsionam finanças e negócios sustentáveis

A necessidade de conhecimentos práticos e específicos para apoiar a transição para economias verdes inclusivas é mais urgente do que nunca, com relatórios recentes mostrando o declínio global da natureza e apelando a ações sem precedentes para alcançar as metas climáticas estabelecidas no Acordo de Paris.

A Green Growth Knowledge Platform - GGKP (Plataforma de Conhecimento do Crescimento Verde, em português) abriga uma riqueza de conhecimento existente para apoiar negócios, finanças e políticas mais verdes, desde o retorno do investimento em energias renováveis até títulos verdes, infraestrutura sustentável, normas e regulamentos etc. As plataformas oferecem tudo, desde avaliações em escala global sobre fluxos de financiamento sustentável até notas de orientação altamente especializadas sobre "transformação de resíduos em ouro" no setor de bioenergia na África.

"São tempos especiais e emocionantes para a Green Growth Knowledge Partnership (GGKP), já somos o maior repositório mundial dedicado a recursos de crescimento verde, estudos de caso e documentos nacionais", afirma Ban Ki-moon, antigo Secretário-Geral das Nações Unidas e atual Presidente do Global Green Growth Institute.

Abordagens de Economia Verde que Funcionam em Políticas, Negócios e Finanças

A Green Industry Platform e a Green Finance Platform irão se basear na atual Green Growth Knowledge Platform (GGKP), que oferece os conhecimentos mais atuais para o apoio e elaboração de políticas ecológicas. Quem utilizá-las poderá navegar por setor, país, região ou tema, incluindo gênero, emprego, mudanças climáticas, economia circular e capital natural.

"A economia verde oferece grandes oportunidades para empresas, instituições financeiras, governos e pessoas - é a economia do futuro", afirmou Inger Andersen, Diretora Executiva da ONU Meio Ambiente. "O acesso rápido e fácil aos mais recentes conhecimentos e inovações é fundamental para garantir que sejamos capazes de desenvolver as boas práticas já existentes e garantir benefícios ainda maiores para a natureza e as pessoas".

A Green Industry Platform capacitará as pequenas e médias empresas com conhecimentos técnicos para tornar os seus materiais de entrada, produtos e operações mais ecológicos, bem como evidências de que isso irá melhorar seus resultados financeiros.

O Diretor Geral da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), Li Yong, parabenizou a iniciativa: "A UNIDO saúda a expansão da Green Growth Knowledge Platform para seu novo foco na indústria através da Green Industry Platform, introduzida em paralelo com a Green Finance Platform. A Green Industry Platform está evoluindo para se tornar uma ferramenta crítica para que as pequenas e médias empresas se engajem em esforços globais para o desenvolvimento industrial inclusivo e sustentável.

"Como as pequenas empresas empregam até 60% da força de trabalho mundial, o seu pleno envolvimento na transição para economia verde inclusiva é essencial no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", acrescentou.

A Green Finance Platform proporcionará aos bancos, seguradoras e empresas de investimento um balcão único para que as mais recentes inovações do setor financeiro comecem, ampliem e contribuam para uma transição econômica ecológica. Também apresentará novas ferramentas para as empresas e investidores avaliarem os riscos e oportunidades do capital natural, além de princípios orientadores sobre serviços bancários responsáveis, seguros e finanças e relatórios globais sobre o alinhamento do sistema financeiro com o desenvolvimento sustentável.

"Combater as mudanças do clima e incentivar o crescimento verde exige que todas as comunidades e setores trabalhem em conjunto com base em investigação sólida e informação", afirmou Ángel Gurría, Secretário Geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). "Estamos satisfeitos por sermos parceiros no lançamento das duas novas plataformas para expandir o impacto do GGKP na indústria e nas comunidades financeiras".

No futuro, a parceria trabalhará para conectar as comunidades política, financeira e empresarial em um espaço neutro para incentivar, financiar e colocar em operação práticas verdes mais inclusivas.

A Green Growth Knowledge Partnership é liderada pelo Global Green Growth Institute (GGGI), Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), ONUDI e Banco Mundial. O GGKP é fruto de um financiamento estratégico da Suíça, da Alemanha, da iniciativa Partnership for Action on Green Economy (PAGE) e do Banco Mundial.

Para imprensa: Roberta Zandonai, ONU Meio Ambiente no Brasil, roberta.zandonai@un.org