UNEP Banner
UNEP

Lefteris Arapakis - Grego, Europe

2020 Winner | Empreendedor | Grego

Os estoques de peixes do Mediterrâneo vêm diminuindo constantemente, e no lugar, os pescadores vêm pescando apenas plástico em suas redes. Nossa idéia está relacionada a uma limpeza em larga escala do ecossistema marítimo do Mediterrâneo, utilizando uma rede de pescadores, e a gestão responsável dos resíduos coletados na economia circular. Treinamos, capacitamos e incentivamos velhos e novos pescadores a coletar plástico do mar - permitindo tanto a recuperação dos estoques pesqueiros quanto do ecossistema, ao mesmo tempo em que proporcionamos uma fonte de renda a partir do plástico trazido à costa. Focamos não apenas na limpeza de resíduos oceânicos, mas também no gerenciamento de resíduos oceânicos (reciclagem e reciclagem), colaborando com empresas para criar produtos de alta qualidade, tais como camisetas e meias dos resíduos oceânicos, ao mesmo tempo em que reduzimos as emissões de C02 necessárias para criar esses produtos. Desta forma, criamos uma operação de limpeza de plástico em larga escala, eficaz e eficiente, removendo atualmente mais de 1,5 toneladas de plástico marinho semanalmente, e 10 toneladas de artes de pesca descartadas por ano, ao mesmo tempo em que o tornamos escalável através do trabalho com comunidades pesqueiras ao redor do globo. Nossa idéia impacta as comunidades pesqueiras de várias maneiras: Reduz a pobreza, proporcionando uma renda alternativa para estes pescadores em pequena escala, através do estipêndio que recebem pelo plástico que transportam; Melhorará a condição da água nestes locais, o que pode criar um impulso no ecoturismo; Além disso, os "campos de pesca" se tornarão livres de plástico e o ecossistema restaurado, levando a um aumento dos estoques pesqueiros ao longo dos anos e, portanto, a um aumento sustentável da renda para estes pescadores a longo prazo;

Lefteris foi co-fundador da Enaleia porque queria fazer algo a respeito da crise econômica grega e da crise climática. Enaleia criou a primeira escola de pesca profissional na Grécia e uma limpeza plástica em larga escala, a CleanUp do Mediterrâneo, através do trabalho com os pescadores. Lefteris foi selecionado para atuar através do setor pesqueiro porque sua família é pescadora há 5 gerações. Ele é graduado pela Universidade de Economia e Negócios de Atenas, palestrante do TEDx e um Changemaker da Ashoka. Em seu tempo livre, ele gosta de viajar, ler, brincar com seu cachorro e fazer teatro de improviso.

Disclaimer: NOTE: This content was shared online for the 2019 cycle of the Young Champions of the Earth programme and has not been updated. This listing does not constitute any endorsement by nor status with the UN Environment Programme.

Previous Regional Winners

Explore More