UNEP Banner
UNEP

Niria Alicia Garcia - Norte-americana, North America

2020 Winner | Ativista Ambiental Indígena | Norte-americana

As Nações Unidas reconhecem que os povos indígenas representam menos de 5% da população, mas nós cuidamos de mais de 80% da biodiversidade do mundo. Diante da mudança climática, do colapso ecológico e das pandemias, a restauração de espécies indígenas é fundamental para construir um futuro resiliente que possa resistir e prosperar à medida que a mudança climática continua a se desvendar. Juntamente com a defesa, campanhas e currículo indígena, a jornada de oração Run4Salmon nos últimos 4 anos envolveu funcionários do governo, advogados, defensores e pessoas comuns na jornada de 300 milhas que o ameaçado salmão Chinook faz ao longo das águas da maior bacia hidrográfica da Califórnia para inspirar, educar e envolver as pessoas na restauração desta espécie de pedra-chave em extinção, que é essencial para a saúde das terras e águas da Califórnia. Como trabalhamos para tornar esta jornada de mudança de vida acessível a todos nos tempos da COVID-19, estamos trabalhando para tornar esta viagem acessível a qualquer pessoa em qualquer lugar através de um vídeo de realidade virtual.

Sou um defensor dos direitos humanos Xicana, organizador da justiça climática, educador e contador de histórias dedicado a proteger a santidade da Mãe Terra e a dignidade dos povos historicamente oprimidos. Formei-me Cum Laude na Universidade de Oregon com diplomas em estudos ambientais, estudos latino-americanos e fui admitido na Phi Beta Kappa para honrar a sociedade. Em 2019 meu trabalho de justiça climática me rendeu o prêmio nacional "Emerging Leader Award" da GreenLatinos e o prêmio internacionalmente reconhecido "EE 30 under 30" da Associação Norte-Americana de Educação Ambiental. Sou também candidato a mestrado em Direitos Humanos na Universidade de Columbia.

Disclaimer: NOTE: This content was shared online for the 2019 cycle of the Young Champions of the Earth programme and has not been updated. This listing does not constitute any endorsement by nor status with the UN Environment Programme.

Previous Regional Winners

Explore More