PNUMA/Todd Brown
15 Apr 2024 Notícia Nature Action

Abertas indicações para o Campeões da Terra 2024, com foco na restauração de terras, resiliência à seca e combate à desertificação

• O prêmio Campeões da Terra reconhece indivíduos e organizações cujas ações têm um impacto transformador sobre o meio ambiente.

• O PNUMA busca indicações de indivíduos e organizações que trabalham com soluções inovadoras e sustentáveis para restaurar a terra, aumentar a resiliência à seca e combater a desertificação.

• As indicações estão abertas de 15 de abril a 5 de maio de 2024.

Nairóbi, 15 de abril de 2024 – O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) lançou hoje uma convocação para indicações para o prêmio anual Campeões da Terra – a mais alta honraria ambiental da ONU, que reconhece líderes excepcionais do governo, da sociedade civil e do setor privado por seu impacto transformador no meio ambiente.

Este ano, o PNUMA incentiva as nomeações de indivíduos e organizações que estejam desenvolvendo e implementando políticas e soluções sustentáveis para restaurar a terra, aumentar a resistência à seca e combater a desertificação.

Desde a criação do prêmio em 2005, o Campeões da Terra já reconheceu 116 laureados, incluindo 27 líderes mundiais, 70 indivíduos e 19 organizações. Em 2023, o PNUMA recebeu um recorde de 2.500 indicações para o prêmio.

À medida que nos aproximamos da metade da Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas, são necessárias ações urgentes para proteger e revitalizar os ecossistemas. A restauração melhora os meios de subsistência, reduz a pobreza, aumenta a resistência a condições climáticas extremas e desacelera a crise climática. Para apoiar o mundo natural, os governos, a sociedade civil e o setor privado devem aumentar o financiamento, desenvolver capacidades e mudar comportamentos.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho de 2024, terá como foco a restauração da terra, a desertificação e a resiliência à seca. A Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, que comemora seu trigésimo aniversário este ano, convocará sua décima sexta Conferência das Partes (COP) em dezembro.

Restaurar e revitalizar a natureza é fundamental para melhorar a saúde humana e planetária. Líderes de todos os setores e regiões estão trabalhando ativamente para enfrentar a tripla crise planetária das mudanças climáticas, da perda da biodiversidade e da natureza, e da poluição e do desperdício. Os Campeões da Terra ajudam a liderar esse esforço. Eles nos lembram que a sustentabilidade ambiental é fundamental para alcançar o desenvolvimento sustentável.

Indivíduos, organizações e entidades governamentais podem ser indicados nas categorias de Liderança em Políticas, Inspiração e Ação, Visão Empreendedora e Ciência e Inovação. As indicações estão abertas a todos, de 15 de abril a 5 de maio de 2024. Os Campeões da Terra serão anunciados no final de 2024.

Indique um Campeão da Terra

Em 2023, o PNUMA reconheceu indivíduos, organizações e governos que implementaram soluções e políticas inovadoras para combater a poluição plástica. Os Campeões da Terra 2023 do PNUMA foram:

• Josefina Belmonte, prefeita da cidade de Quezon, nas Filipinas, homenageada na categoria Liderança em Políticas, está promovendo ações ambientais e sociais por meio de uma série de políticas para combater a crise climática, acabar com a poluição plástica e tornar o enclave urbano mais verde. Suas iniciativas incluem proibições de plásticos de uso único, um programa de troca para a poluição plástica, estações de recarga para itens essenciais do dia a dia e defesa de uma forte formulação de políticas globais sobre plásticos.

• Fundação Ellen MacArthur (Reino Unido), homenageada na categoria Inspiração e Ação, tem desempenhado um papel de liderança na integração de uma abordagem de ciclo de vida, inclusive para plásticos. A fundação publicou relatórios e estabeleceu redes de tomadores de decisão dos setores público e privado, bem como do meio acadêmico, para desenvolver iniciativas e soluções de ciclo de vida para a crise climática, a perda de biodiversidade, a poluição plástica e muito mais. Ela lidera o Compromisso Global com o PNUMA.

• Blue Circle (China), homenageada na categoria Visão Empreendedora, usa a tecnologia blockchain e a Internet das coisas para rastrear e monitorar todo o ciclo de vida da poluição plástica, desde a coleta até a regeneração, a refabricação e a revenda. Ele coletou mais de 10.700 toneladas de detritos marinhos, tornando-se o maior programa de resíduos plásticos marinhos da China.

• José Manuel Moller (Chile), também homenageado na categoria Visão Empreendedora, é o fundador da Algramo, uma empresa social dedicada a fornecer serviços de recarga que reduzem a poluição por plásticos e diminuem os custos de itens essenciais do cotidiano. Moller também trabalha para prevenir, reduzir e gerenciar resíduos de forma sustentável por meio de sua função como vice-presidente do Conselho Consultivo de Pessoas Eminentes da ONU sobre Resíduo Zero, uma iniciativa criada em março de 2023.

• Conselho de Pesquisa Científica e Industrial (África do Sul), homenageado na categoria Ciência e Inovação, utiliza tecnologia de ponta e pesquisa multidisciplinar para desenvolver inovações para combater a poluição plástica e outros problemas. É pioneiro na identificação de alternativas sustentáveis aos plásticos convencionais, estabelecendo oportunidades para a fabricação local e o desenvolvimento econômico e testando a biodegradabilidade do plástico.

NOTAS AOS EDITORES

Sobre os Campeões da Terra do PNUMA

O prêmio Campeões da Terra do PNUMA homenageia indivíduos, grupos e organizações cujas ações têm um impacto transformador sobre o meio ambiente. O prêmio anual Campeões da Terra é a maior honra ambiental da ONU. #CampeõesDaTerra

Sobre o Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA

O PNUMA é a principal voz global sobre o meio ambiente. Ele oferece liderança e incentiva a parceria no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e povos a melhorar sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras.

Para mais informações, por favor entre em contato:

Unidade de Notícias e Mídia, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente