Mensagem da Diretora-Executiva

O ano passado foi um ano de recordes e promessas quebrados. Vimos novas altas de emissões de gases de efeito estufa, recordes de temperatura sendo batidos e impactos climáticos chegando cada vez mais fortes e rápidos. O financiamento para ajudar as comunidades vulneráveis a se adaptarem às mudanças climáticas não está sendo entregue. Ao mesmo tempo, a maioria dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão longe de ser alcançados faltando pouco tempo para o prazo final da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Há muitas razões para isso, mas é claro que um dos principais fatores é a lenta reação à tripla crise planetária das mudanças climáticas, da deterioração ambiental e perda da biodiversidade, e da poluição e geração de resíduos.

Essa é a notícia ruim. A notícia boa é que a resposta global à tripla crise planetária se intensificou. Os esforços para combater a poluição e o desperdício foram impulsionados pelo Marco Global sobre Produtos Químicos e pelo progresso no instrumento global sobre poluição plástica, que deve ficar pronto em 2024. As nações adotaram um tratado para proteger a biodiversidade dos oceanos para além das fronteiras nacionais, enquanto as principais diretrizes para ajudar o setor privado a reduzir seu impacto na natureza foram divulgadas — um estímulo ao Marco Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal, cuja implementação foi acelerada. Por fim, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP28, fez um apelo claro aos países para que realizassem a transição energética — além de apresentar estratégias para adoção da Meta Global de Adaptação e operacionalização do Fundo de Perdas e Danos, bem como novos compromissos sobre resfriamento sustentável, redução de emissão de metano, triplicação das metas de energia renovável e avanços ambientais.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) desempenhou um papel importante em muitos desses processos, fornecendo conhecimentos científicos e soluções fundamentais para a tripla crise planetária, organizando e apoiando negociações importantes, incentivando acordos ambientais multilaterais, trabalhando com os setores privados e financeiros para alinhar o financiamento dos processos globais e apoiando os Estados-Membros a cumprir seus compromissos.

Algum progresso já foi alcançado. A grande tarefa pela frente é acelerar esse progresso para que ele se mova mais rápido do que a intensificação da tripla crise planetária. Como a principal autoridade global em meio ambiente, o PNUMA trabalhará incansavelmente para ajudar a fazer isso acontecer — por meio da implementação de tecnologias digitais para fornecer conhecimentos técnicos voltados para o futuro, impulsionando a implementação dos acordos ambientais multilaterais que possibilitam a mudança e apoiando os Estados-Membros a promover a estabilidade climática, a vida em harmonia com a natureza e a criação de um futuro livre de poluição. É assim que cumpriremos a Agenda 2030 e criaremos as condições para um mundo mais pacífico e próspero.

Inger Andersen
Subsecretária-geral da ONU e Diretora-Executiva do PNUMA
Endurance swimmer and UNEP Ocean Advocate Lewis Pugh
O nadador profissional e defensor dos oceanos do PNUMA, Lewis Pugh, visto aqui durante uma expedição ao Ártico, ajudou a aumentar a conscientização sobre as ameaças aos corpos d 'água do mundo. Foto: PNUMA/Kelvin Trautman
Ação
Climática

O PNUMA está na vanguarda dos esforços globais para ajudar os países a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e se adaptar às mudanças climáticas, que estão no centro do ODS13 sobre ação climática. Este trabalho também contribui para uma série de outros objetivos que apoiam a saúde, a prosperidade e a igualdade humana e planetária, incluindo o fim da pobreza (ODS1), o fim da fome (ODS2), a expansão do acesso a energia limpa e acessível (ODS7), a redução das desigualdades (ODS10) e a construção de comunidades sustentáveis (ODS11).

UNEP/Kelvin Trautman

O relatório do PNUMA mostra que a lacuna de emissões está mais para um cânion. Um cânion repleto de promessas quebradas, vidas quebradas e recordes quebrados.

António Guterres
Secretário-Geral da ONU, António Guterres, sobre o lançamento do Relatório sobre aLacuna de Emissões do PNUMA
Números importantes
42%
Quantidade de emissões de gases de efeito estufa que o mundo precisa reduzir até 2030 para limitar o aquecimento a 1,5°C.
Penguin
Com a natureza sob crescente pressão, o PNUMA está ajudando países de todo o mundo a proteger e restaurar suas áreas selvagens. Foto: PNUMA/Olle Nordell
AÇÃO
pela natureza

Em um momento em que a natureza e a biodiversidade estão sob enorme pressão, o PNUMA está liderando os esforços para proteger, restaurar e gerenciar de forma sustentável o mundo natural. Como a natureza sustenta sociedades e economias, este trabalho apoia a proteção da vida aquática (ODS14) e da vida terrestre (ODS15), dentre outros objetivos. Muitos dos esforços do PNUMA em 2023 se concentraram em ajudar os países a implementar o Marco Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal (GBF). 

UNEP/Olle Nordell

Faltando apenas sete anos para implementar o (Marco Global de Biodiversidade), todos devemos agir agora. E devemos continuar agindo até que nossa teia da vida esteja segura.

Inger Andersen
Diretora-Executiva do PNUMA
Números importantes
138
Número de países que o PNUMA e o PNUD estão apoiando no desenvolvimento de estratégias nacionais para proteger a biodiversidade.
Scientist
O PNUMA nomeou o Conselho de Pesquisa Científica e Industrial da África do Sul como Campeão da Terra em 2023, a principal honra ambiental da ONU. Os prêmios do ano passado se concentraram em grupos e indivíduos que ajudaram a enfrentar a crise da poluição
Ação
contra a poluição

O PNUMA está ajudando países a abandonar gradativamente o uso de produtos químicos perigosos, controlar plásticos de uso único, fechar lixões abertos, melhorar a qualidade do ar e construir economias circulares. O combate às crises de poluição e geração de resíduos é parte integrante da garantia de boa saúde e bem-estar (ODS3), fornecimento de água potável e saneamento (ODS6), criação de cidades e comunidades sustentáveis (ODS11), estabelecimento de padrões sustentáveis de consumo e produção (ODS12) e proteção da vida
aquática (ODS14).

UNEP/Ihsaan Haffejee

Todos neste planeta devem ser capazes de viver e trabalhar sem medo de adoecer ou morrer por exposição a produtos químicos. Esta estrutura fornece a visão de um planeta livre de danos causados por produtos e resíduos químicos e com um futuro seguro, saudável e sustentável.

Inger Andersen
Diretora-Executiva do PNUMA, sobre um novo acordo global para limitar a poluição química.
Números importantes
300 milhões
Número de pessoas que viram conteúdo do Dia Mundial do Meio Ambiente nas redes sociais em 2023. A data teve a Costa do Marfim como anfitriã.
Superando a desigualdade de gênero

O PNUMA continua a promover o ODS5 sobre igualdade de gênero e capacitar mulheres e meninas a assumir papéis de liderança na conservação e restauração, desenvolvendo sua segunda Política e Estratégia de Gênero. Os resultados iniciais indicam que cerca de 90% dos projetos criados no primeiro semestre de 2023 integraram bem as questões de gênero com base em uma métrica detalhada usada pela ONU. O PNUMA lançou a segunda fase do projeto EmPower, que está ajudando mulheres em Bangladesh, Camboja e Vietnã a comprar equipamentos de energia renovável de pequena escala, como bombas de água movidas a energia solar. Cerca de 100 mil mulheres devem se beneficiar dessa iniciativa. O PNUMA também desempenhou um importante papel no Quênia, fornecendo treinamento para mulheres envolvidas em práticas de pesca sustentáveis, aumentando sua renda e contribuindo para a conservação de recursos marinhos enfraquecidos. Além disso, em Ruanda, Togo e Uganda, o PNUMA e seus parceiros lançaram um programa que concede subsídios a startups de mobilidade elétrica com foco na criação de oportunidades de emprego para mulheres.
 

Foto: Unsplash/Ashwini Chaudhary

Photo: Unsplash/Ashwini Chaudhary
Alavancando a tecnologia para um mundo mais sustentável

O PNUMA continua a aproveitar o poder de soluções tecnológicas para promover metas ambientais. Em parceria com UN Staff College, com a Coalizão para a Sustentabilidade Ambiental Digital e com a GIZ, o PNUMA lançou uma iniciativa de e-learning, a Digital4Sustainability. Com um novo módulo climático, a plataforma atraiu mais de 12 mil participantes de governos, do setor privado, da sociedade civil e de organizações internacionais. A nova iniciativa de Economia Circular do 10YFP, liderada pelo PNUMA, ajudou organizações do setor público e privado a aproveitar as tecnologias digitais. Enquanto isso, o PNUMA e parceiros lançaram o Repensar, Reduzir, Reutilizar: Utilizando tecnologias digitais para uma economia circular, que mostra como os passaportes digitais de produtos podem contribuir para a análise do ciclo de vida dos materiais. 

Foto: Unsplash/Markus Spiske

Photo: Unsplash/Markus Spiske
Apoiando Estados e comunidades impactados por conflitos e desastres

À medida que os conflitos em todo o mundo se intensificaram, o PNUMA encontrou novas maneiras de ajudar as comunidades a gerenciar os recursos naturais e limitar as consequências ambientais. Por meio do sistema de Coordenadores Residentes da ONU, o PNUMA forneceu conselhos técnicos a nível nacional. A organização apoiou a missão da ONU na Somália, onde as mudanças  climáticas estão inflamando conflitos de longa data. Na Ásia Ocidental, o PNUMA mostrou como as comunidades podem se adaptar a condições climáticas extremas, principalmente a seca. O PNUMA está usando cada vez mais monitoramento remoto e dados de satélite para entender a degradação ambiental resultante de conflitos e fazer recomendações de políticas. Essas observações desempenharam um importante papel na rápida avaliação ambiental do rompimento da barragem de Kakhovka, na Ucrânia, em junho. O PNUMA também ajudou as equipes de países da ONU na Síria e na Turquia a medir e gerenciar grandes volumes de detritos gerados por um terremoto de magnitude 7,8 em fevereiro.  

Foto: UNEP/Igor Riabchuk

Photo: UNEP/Igor Riabchuk
Financiamento

Situação financeira 2022-2023 (combinado) em Dezembro de 2023 (US$ Milhões)

Orçamento
Milhões
Receita*
Milhões
Despesa
Milhões
Orçamento normal da ONU
Fundo para o Meio Ambiente
Fundos Reservados**
Fundos Globais***
*
Os números da receita são provisórios e estão sujeitos à conclusão e ao fechamento das contas financeiras anuais do PNUMA.
**
Os fundos destinados incluem fundos temáticos e outros fundos destinados de forma branda.
***
Os fundos globais representam: Fundo Global para o Meio Ambiente e Fundo Verde para o Clima

Os 15 principais contribuintes de Fundos Reservados em 2023 (US$ Milhões)*

Alemanha66.6
Agências da ONU36.0
União Europeia/Comissão Europeia28.2
Iniciativa Financeira do PNUMA**26.7
Fundações/ONGs24.7
Canadá11.4
Japão11.4
Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte10.8
Estados Unidos da América8.5
Suécia7.7
Noruega5.0
Finlândia4.1
Bélgica3.8
Áustria3.5
França2.8

Os 15 principais contribuintes do Fundo para o Meio Ambiente em 2023 (US$ Milhões)

Noruega12.3
Holanda10.2
Alemanha8.1
Estados Unidos da América7.6
França7.6
Dinamarca7.2
Suécia5.1
Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte4.5
Bélgica4.2
Suíça4.0
Canadá2.8
Itália2.6
Finlândia2.3
Espanha1.6
Japão1.5
*
Inclui contribuições suavemente reservadas da Bélgica, Finlândia, Noruega e Suécia.
**
Parceria entre o PNUMA e o setor financeiro global para mobilizar o financiamento do setor privado para o desenvolvimento sustentável.
TOTAL
48
Contribuintes com cota integral*
32
Outros contribuintes
113
Não contribuintes
*
Participação integral no orçamento do Fundo para o Meio Ambiente, de acordo com a escala indicativa voluntária de contribuições, estabelecida pelos Estados Membros.
Contribuintes com cota integral
  • Albânia
  • Armênia
  • Barbados
  • Bélgica
  • Bósnia e Herzegovina
  • Bulgária
  • Canadá
  • Chipre
  • Dinamarca
  • República Dominicana
  • Eritreia
  • Fiji
  • França
  • Geórgia
  • Guiné
  • Guiana
  • Islândia
  • Irlanda
  • Jamaica
  • Jordânia
  • Quênia
  • Letônia
  • Liechtenstein
  • Lituânia
  • Luxemburgo
  • Maldivas
  • Malta
  • Ilhas Maurício
  • Micronésia (Estados Federados da)
  • Mônaco
  • Montenegro
  • Marrocos
  • Holanda
  • Nova Zelândia
  • Noruega
  • Panamá
  • Peru
  • Santa Lúcia
  • Sérvia
  • Seychelles
  • Eslovênia
  • Sri Lanka
  • Suécia
  • Suíça
  • Tajiquistão
  • República Unida da Tanzânia
  • Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
  • Uruguai
Outros contribuintes
  • Andorra
  • Austrália
  • Áustria
  • Chile
  • China
  • Costa Rica
  • Croácia
  • Finlândia
  • Alemanha
  • Honduras
  • Hungria
  • Índia
  • Indonésia
  • Iraque
  • República Islâmica do Irã
  • Itália
  • Japão
  • Cazaquistão
  • Kuwait
  • Malásia
  • México
  • Paraguai
  • Filipinas
  • Portugal
  • República da Coreia
  • Cingapura
  • Eslováquia
  • África do Sul
  • Espanha
  • Tailândia
  • Trinidad and Tobago
  • Estados Unidos da América

O PNUMA gostaria de agradecer aos Estados-Membros e a outros parceiros de financiamento por suas contribuições em 2023. Esse apoio financeiro é crucial para ajudar o PNUMA a cumprir seu mandato de combater a tripla crise planetária e criar um futuro mais sustentável para todos.