• Resumen
  • 2ª Mesa Redonda
  • 1º Mesa redonda

Fecha y hora: 18 de agosto de 2021, 2:00 pm a 4:00 pm (hora de Brasilia)

Plataforma: Zoom

Idiomas: inglés y portugués (traducción simultánea)

Regístrese aquí.

 

Cronograma preliminar de la tercera mesa redonda sobre el nuevo Estándar Global de Gestión de Relaves para la Industria Minera (GISTM, por sus siglas en inglés) en Brasil, sobre el tema IV del estándar: “Gestión y gobernanza”.

El evento es parte de una serie de diálogos sobre el GISTM en Brasil, promovidos por el Programa de las Naciones Unidas para el Medio Ambiente (PNUMA) y el Gobierno británico en Brasil.

Agenda

Apertura

Nathalia Gomide, Gerente de Desarrollo Comercial - Minería, Gobierno Británico

Mesa Redonda

Moderador: Tiago de Mattos - Socio de William Freire Advogados y presidente del Instituto Brasileño de Derecho Minero.

Participantes:

  • José Marques Filho, Catedrático del Departamento de Construcción Civil de la Universidad Federal de Paraná, CREA - Consejo Regional de Ingeniería y Agronomía.
  • Luiz Paniago, Gerente de Seguridad de Represas Mineras de Brasil, ANM - Agencia Nacional de Minería
  • Miguel Antonio Cedraz Nery, Gerente Ejecutivo, ABPM - Asociación Brasileña de Investigaciones Minerales y Empresas Mineras
  • Rodrigo Timm, Asesor Jurídico, Movimiento de Personas Afectadas por Represas (MAB)

2ª Mesa Redonda – Respostas às emergências sob a ótica do GISTM: Propostas brasileiras e globais reuniu grandes nomes do setor mineral, academia e sociedade civil para tratar sobre um tema decisivo para o futuro da mineração e do meio ambiente: a segurança das barragens brasileiras sob a perspectiva do novo Padrão Global da Indústria para Gestão de Rejeitos, lançado em agosto de 2020.

O evento, realizado em 30 de junho de 2021, é parte de uma série de diálogos sobre o GISTM no Brasil, promovido pelo  Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o Governo Britânico no Brasil.

https://youtu.be/yf5Sd-VE6ms

Nessa mesa redonda virtual, especialistas detalham como esse novo padrão global de gerenciamento impacta os processos brasileiros de mineração, a economia e o meio ambiente colocando em pauta o que já tem sido feito no Brasil e também quais são os futuros desafios em relação às respostas emergenciais decorrentes de falhas em barragens de rejeitos, além de novas tecnologias e soluções que se enquadrem nas últimas recomendações das Nações Unidas.

 

Assista na íntegra clicando aqui

A Mesa RedondaMonitoramento de Barragens sob a ótica do GISTM – desafios e oportunidades no Brasil reuniu grandes nomes do mercado, da academia e do setor público para tratar sobre um tema decisivo para o futuro da mineração e do meio ambiente: a segurança das barragens brasileiras. 

O evento, realizado em 19 de maio de 2021, é parte de uma série de diálogos sobre o GISTM no Brasil, promovido pelo  Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o Governo Britânico no Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=KVpumeyZ9uY

O evento é a primeira entrega de um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Governo Britânico e o PNUMA, assinado em 27 de abril. O MoU estabelece a parceria para promoção de mesas redondas virtuais para o diálogo com entes do governo, da indústria, da academia e da sociedade civil sobre as oportunidades e desafios para a implementação do Padrão Global da Indústria para Gestão de Rejeitos (GISTM), facilitando a comunicação contínua entre todas as partes. O Governo Britânico e o PNUMA trabalham o tema em conjunto com o Comitê Técnico de Barragens de Mineração (CTBMin), liderado pela Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM-MME), em reuniões temáticas específicas sobre o GISTM.

Assista na íntegra clicando aqui