06 Mar 2020 Notícia Direitos e governança ambiental

A 5ª Assembleia da ONU para o Meio Ambiente quer fortalecer as ações pela natureza

• A Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente é o principal fórum ambiental do mundo.
  • “Fortalecer as Ações pela Natureza para Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” será o tema da próxima Assembleia.
  • A 5ª Assembleia para o Meio Ambiente da ONU ocorrerá de 22 a 26 de fevereiro de 2021 em Nairóbi, no Quênia.

Nairóbi, 6 de março de 2020 - Foi anunciado o tema da 5ª Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que será realizada de 22 a 26 de fevereiro de 2021 em Nairóbi, no Quênia. O principal fórum ambiental da ONU terá como objetivo “Fortalecer as Ações pela Natureza para Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

A Assembleia ocorrerá após importantes eventos globais, como a Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, em junho de 2020, a Conferência de Biodiversidade da ONU, em outubro de 2020 – onde os países se reunirão para tomar decisões sobre a proteção da biodiversidade –, bem como a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 26), em novembro de 2020 – onde se espera que os governos apresentem mudanças ambiciosas para enfrentar a crise climática.

Na mesma semana do anúncio,  o Ministro do Clima e do Meio Ambiente da Noruega, Sveinung Rotevatn, foi eleito presidente da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente:

"A natureza é a base para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A natureza é a solução que muitas vezes subestimamos, mas que não podemos nos dar ao luxo de perder. Com base no 'Super Ano da Natureza' e na ampla fundamentação sobre o estado crítico do meio ambiente, eu espero que, em um ano, possamos chegar a um acordo sobre oportunidades e mudanças significativas que precisam acontecer para mudar a tendência do meio ambiente e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirmou Rotevatn.

Numa época em que o mundo enfrenta uma crise iminente por conta das mudanças climáticas, o papel da natureza na proteção do planeta está se tornando mais evidente. Um relatório de 2019 da Plataforma Intergovernamental de Política Científica em Serviços de Biodiversidade e Ecossistemas (Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services, em inglês) revelou que, mundialmente falando, grande parte dos ambientes naturais foram significativamente alterados por diversos fatores humanos, com a grande maioria dos ecossistemas e a biodiversidade que eles sustentam mostrando rápido declínio.

"A humanidade é uma parte inextricável da rica tapeçaria da vida que compõe a diversidade biológica do mundo. Todas as civilizações humanas foram e continuam sendo construídas com base no uso de espécies selvagens e cultivadas de fauna e flora, que oferecem desde os alimentos que ingerimos até o ar que respiramos”, disse o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, nesta semana, em uma mensagem para o Dia Mundial da Vida Selvagem 2020.

“No entanto, parece que a humanidade esqueceu o quanto precisamos da natureza para nossa sobrevivência e bem-estar. À medida que a população e as necessidades continuam crescendo, continuamos a explorar os recursos naturais – incluindo plantas e animais selvagens e seus habitats – de maneira insustentável”, acrescentou.

Mais de 4.700 delegados e delegadas, incluindo ministros e ministras do meio ambiente, lideranças empresariais e representantes da sociedade civil, da ciência e da academia, se reuniram em Nairóbi em 2019 para a 4ª Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Na ocasião, os Estados membros adotaram 23 resoluções diferentes relacionadas à poluição plástica, desenvolvimento sustentável, redução de emissões, entre outros assuntos. A quinta sessão será fundamental para fazer um balanço dos mais recentes avanços quanto a políticas e ações ambientais e gerar transformações reais para enfrentar a crise climática.

“Com uma natureza saudável, viveremos melhor. Estou ansioso para dialogar com os governos e as partes interessadas sobre as mudanças que precisam acontecer para protegermos e restaurarmos a biodiversidade e a gama de benefícios que a natureza nos oferece. Vamos começar", acrescentou Rotevatn.

MAIS INFORMAÇÕES

Sobre o PNUMA

O PNUMA é a principal voz global em questões ambientais. Ele fornece liderança e incentiva a parceria no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e povos a melhorar sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras.

Sobre a Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente

A Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente é o principal fórum ambiental do mundo, com a presença de chefes de estado, ministros e ministras do meio ambiente, CEOs de empresas multinacionais, ONGs, ativistas ambientais e outras figuras importantes que se encontram para discutir e assumir compromissos globais com a proteção ambiental.

Para imprensa, por favor entre em contato:

Roberta Zandonai, Gerente de Comunicação Institucional, PNUMA, roberta.zandonai@un.org