Pixabay
17 Oct 2022 Notícia Nature Action

Plano de ação conjunto da One Health para tratar das ameaças à saúde de seres humanos, animais, plantas e meio ambiente

Genebra, Nairóbi, Paris e Roma, 17 de outubro de 2022 – Hoje, um novo Plano de Ação Conjunta de Saúde Única (One Health) foi lançado pela Quadripartite - a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH, fundada como OIE).

Esse primeiro plano conjunto sobre One Health tem como objetivo criar uma estrutura para integrar sistemas e capacidades para que possamos coletivamente prevenir, prever, detectar e responder melhor às ameaças à saúde. Em última análise, essa iniciativa busca melhorar a saúde dos seres humanos, dos animais, das plantas e do meio ambiente e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento sustentável.

O Plano de Ação Conjunta One Health, desenvolvido por meio de um processo participativo, fornece um conjunto de atividades que visam fortalecer a colaboração, a comunicação, a capacitação e a coordenação igualmente em todos os setores responsáveis por abordar as preocupações com a saúde na interface homem-animal-planta-ambiente.

O Plano de Ação Conjunta da One Health (OH JPA)

O plano quinquenal (2022-2026) concentra-se em apoiar e expandir as capacidades em seis áreas: Capacidades do One Health para sistemas de saúde, epidemias zoonóticas emergentes e reemergentes, zoonoses endêmicas, doenças tropicais negligenciadas e transmitidas por vetores, riscos à segurança alimentar, resistência antimicrobiana e meio ambiente.

Este documento técnico é fundamentado em evidências, práticas recomendadas e orientações existentes. Ele abrange um conjunto de ações que se esforçam para promover o One Health em nível global, regional e nacional. Essas ações incluem, principalmente, o desenvolvimento de uma futura orientação de implementação para países, parceiros internacionais e agentes não estatais, como organizações da sociedade civil, associações profissionais, instituições acadêmicas e de pesquisa.

O plano define objetivos operacionais, que incluem: fornecer uma estrutura para ação coletiva e coordenada para integrar a abordagem "Uma Saúde" em todos os níveis; fornecer consultoria legislativa e política e assistência técnica para ajudar a definir metas e prioridades nacionais; e promover colaboração multinacional, multissetorial e multidisciplinar, aprendizado e intercâmbio de conhecimento, soluções e tecnologias. Também promove os valores de cooperação e responsabilidade compartilhada, ação multissetorial e parceria, igualdade de gênero e inclusão.

Por que "One Health"?

One Health é a principal abordagem para lidar com os complexos desafios de saúde enfrentados por nossa sociedade, como a degradação do ecossistema, falhas no sistema alimentar, doenças infecciosas e resistência antimicrobiana.

"Usar uma lente One Health que reúna todos os setores relevantes é fundamental para enfrentar as ameaças globais à saúde, como a varíola do macaco, a COVID-19 e o Ebola." A Diretora Geral da WOAH, Dra. Monique Eloit, destaca a necessidade de aumentar a capacidade de prevenção de doenças em todos os setores. "Tudo começa com a garantia da saúde dos animais. A saúde animal é a nossa saúde, é a saúde de todos."

O diretor-geral da FAO, QU Dongyu, acrescenta: "O One Health deve começar com o gerenciamento adequado da terra e o fim do desmatamento, o que ajudará as pessoas e seus animais no ambiente ao redor. Precisamos que todos os setores trabalhem em conjunto para identificar e implementar medidas de adaptação e mitigação."

A diretora-executiva do PNUMA, Inger Andersen, afirma que "todos têm direito a um ambiente limpo e saudável - a base de toda a vida na Terra. A atual pandemia demonstra inequivocamente que a degradação da natureza está aumentando os riscos à saúde em todas as áreas". Os esforços de apenas um setor ou especialidade não podem prevenir ou eliminar doenças infecciosas e outras ameaças complexas à One Health. Ela continuou: "As populações vulneráveis de todas as espécies, inclusive os seres humanos mais pobres e marginalizados, arcam com os custos mais altos. O Plano de Ação Conjunta reduzirá os riscos à saúde por meio de uma abordagem integrada à saúde humana, animal e ambiental."

"Está claro que uma abordagem One Health deve ser fundamental para o nosso trabalho compartilhado para fortalecer as defesas do mundo contra epidemias e pandemias como a COVID-19. É por isso que o One Health é um dos princípios orientadores do novo acordo internacional para prevenção, preparação e resposta a pandemias, que nossos Estados-Membros estão negociando agora", disse o diretor-geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Com base nas estruturas e acordos existentes, estão sendo desenvolvidos mecanismos de financiamento coordenado para apoiar a implementação do plano. O Quadripartite unirá forças para alavancar os recursos necessários em apoio à abordagem comum para enfrentar ameaças críticas à saúde e promover a saúde das pessoas, dos animais, das plantas e do meio ambiente.

NOTA AOS EDITORES

Sobre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

O PNUMA é a principal voz global sobre o meio ambiente. Ele oferece liderança e incentiva a parceria no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e povos a melhorar sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras.

Para mais informações, entre em contato:

Keisha Rukikaire, Chefe de Notícias e Mídia, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente