Pixabay
07 Sep 2022 Notícia Air quality

Plataforma fornece dados em tempo real sobre os grupos mais expostos à baixa qualidade do ar

Nairobi, 7 de setembro de 2022 - Em resposta à recente resolução da ONU sobre o direito a um meio ambiente saudável, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em colaboração com a empresa de tecnologia suíça IQAir, fez atualizações significativas na maior plataforma de dados de qualidade do ar do mundo.  A grande plataforma de dados, lançada pela primeira vez em fevereiro de 2020, agora identifica quais grupos etários estão expostos a um ar de baixa qualidade a qualquer hora, em um país.

A atualização revela a natureza dinâmica da poluição do ar, ao mesmo tempo em que chama a atenção para quais grupos etários da população nacional são mais afetados pela poluição do ar ao longo do dia. Ela compila estimativas a cada hora. Por exemplo, na África do Sul, os jovens adultos (20-39 anos) estão mais expostos à poluição do ar enquanto na China, os adultos mais velhos (40-59 anos) estão mais expostos.

"A resolução da Assembleia Geral da ONU reafirma o direito humano a um meio ambiente limpo, saudável e sustentável. Isto significa que nossos sistemas de monitoramento e informação ambiental devem se mover com cada vez maior precisão. Esta atualização da maior plataforma de dados de qualidade do ar do mundo nos levará mais perto de identificar quais segmentos da sociedade são particularmente vulneráveis e, portanto, pode ajudar a aperfeiçoar estratégias e políticas para proteger as pessoas da crescente ameaça da poluição do ar", disse Inger Andersen, Diretora Executiva do PNUMA. "A necessidade de agir é urgente - a tecnologia e a cooperação internacional podem ajudar a acelerar os esforços para reduzir a poluição do ar, especialmente para aqueles mais expostos à baixa qualidade do ar".

A plataforma digital utiliza dados em tempo real de fontes governamentais públicas, cidadãos e pesquisadores e dados de inteligência artificial e de satélite para fornecer estimativas fáceis de entender da qualidade do ar localizado nas últimas 24 horas, incluindo previsões de qualidade do ar, leituras de vento, temperatura, umidade e pressão barométrica, e agora, exposição horária a ar insalubre com base nas novas diretrizes da OMS.

Estima-se que 99% da população mundial respira ar que ultrapassa a diretriz PM2,5 da OMS, tornando o monitoramento da qualidade do ar uma ferramenta importante no combate à exposição. Desde que a UNEP e a IQAir iniciaram sua colaboração em 2020, o número de monitoradores de qualidade do ar adicionado à plataforma mais do que dobrou, passando de menos de 10.000 em 2020 para mais de 25.000 estações em 2022.  Este aumento na medição também melhora a qualidade das estimativas que o sistema produz. UNEP e IQAir estão incentivando ativamente o compartilhamento de dados de contribuidores governamentais e não-governamentais.

"A poluição do ar continua sendo uma das mais graves ameaças à saúde humana", disse Frank Hammes, CEO da IQAir. "Nossa esperança é tornar tangível a extensão da exposição à poluição atmosférica global, engajando e inspirando as pessoas em todo o mundo a agir e apoiar projetos que ajudem a limpar o ar em suas comunidades".

O lançamento da versão atualizada da plataforma de ar em tempo real chega quando o mundo celebra o 3º Dia Internacional do Ar Limpo para um Céu Azul em 7 de setembro. Realizado sob o tema Ar que Compartilhamos este ano, o dia exige uma maior cooperação internacional em nível global, regional e nacional. Ele fornece uma plataforma para fortalecer a solidariedade global, bem como o impulso político para ação contra a poluição do ar e as mudanças climáticas, incluindo o aumento da coleta de dados sobre a qualidade do ar, realizando pesquisas conjuntas, desenvolvendo novas tecnologias e compartilhando as melhores práticas.

NOTAS AOS EDITORES

Sobre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

PNUMA é a principal voz global sobre o meio ambiente. Fornece liderança e incentiva parcerias com foco no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e povos a melhorarem sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras.

Sobre a IQAir

IQAir é uma empresa de tecnologia suíça que capacita indivíduos, organizações e governos a melhorar a qualidade do ar através de informação, colaboração e soluções tecnológicas.

Para maiores informações, favor entrar em contato:

Keisha Rukikaire, Chefe de Notícias e Mídia, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente

Tiffany Allegretti, Gerente de Relações Públicas, IQAir: +1 562-903-7600 ramal 1129