Pixabay
23 Aug 2023 Notícia Fresh water

Uma promissora solução para o clima e para a natureza está indo pelo ralo - relatório da ONU

Nairóbi, 23 de agosto de 2023 – As águas residuais são uma ameaça crescente à saúde e ao meio ambiente, sendo responsáveis por quase tantas emissões do aquecimento global quanto a indústria da aviação. No entanto, com as políticas certas, as águas residuais poderiam fornecer energia alternativa a meio bilhão de pessoas, prover mais de 10 vezes a água já fornecida pela atual capacidade global de dessalinização e compensar mais de 10% do uso global de fertilizantes. Essas conclusões constam de uma análise publicada hoje pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUMA) e pela GRID-Arendal com a Global Wastewater Initiative (GWWI).

O relatório, Águas residuais – Transformando problemas em soluções,  pressiona governos e empresas a tratarem as águas residuais como uma oportunidade de economia circular, em vez de um problema a ser eliminado. Há vários benefícios em coletar, tratar e reutilizar efetivamente águas residuais – incluindo novos empregos e fluxos de receita. Vantagens adicionais resultariam da redução do volume de águas residuais produzidas.

Hoje, apenas 11% das águas residuais tratadas do mundo são reutilizadas e cerca de metade das águas residuais não tratadas do mundo ainda entram em rios, lagos e mares. Para cumprir com segurança o potencial das águas residuais como um recurso valioso, o relatório solicita:

• Reduzir o volume de água residual produzida.
  • Prevenir e reduzir a contaminação.
  • Gerenciar as águas residuais para capturar os recursos que podem ser reutilizados com segurança.

"Globalmente, as águas residuais têm muito potencial, mas atualmente podem contaminar os ecossistemas dos quais dependemos", disse Letícia Carvalho, coordenadora principal de Água Marinha e Água Doce do PNUMA. "Não podemos deixar a oportunidade simplesmente descer pelo ralo: é hora de realizar a promessa de águas residuais como uma fonte alternativa de água limpa, energia e nutrientes importantes."

A crise hídrica global é agravada pelo esgoto, que tem origem em cozinhas, banheiros e sanitários, efluentes industriais, efluentes agrícolas, águas pluviais e escoamento urbano. Produtos químicos e nutrientes excessivos nas águas residuais degradam os ecossistemas, incluindo o solo, as fontes de água doce e os oceanos, contribuindo com a insegurança alimentar e com outras questões sociais.

Por meio da liberação de potentes gases de efeito estufa, como metano e óxido nitroso, as águas residuais correspondem a cerca de 1,57% das emissões globais, um pouco abaixo dos danos climáticos causados pela indústria global de aviação.

No entanto, a água residual pode se tornar uma solução climática: ao gerar biogás, calor e eletricidade, ela pode produzir cerca de cinco vezes mais energia do que o necessário para o seu tratamento – o suficiente para fornecer eletricidade a cerca de meio bilhão de pessoas por ano. Ao reduzir a insegurança hídrica, uma boa gestão da água residual também pode auxiliar os esforços dos países para se adaptarem às alterações climáticas.

Reutilizar nitrogênio, fósforo e potássio de águas residuais também ajudaria a reduzir a dependência de fertilizantes sintéticos, compensando 13,4% da demanda global de nutrientes agrícolas.

A gestão adequada das águas residuais também tem potencial para irrigar cerca de 40 milhões de hectares – uma área equivalente a quase o tamanho do Paraguai.

Há recursos adicionais que podem ser recuperados dos efluentes, que já estão beneficiando diversas indústrias, incluindo matéria-prima para produção de papel, polímeros, pesticidas, borracha, tintas, biodiesel, conservantes e aromatizantes de alimentos, tecidos à prova de fogo e à prova d'água, produtos médicos, joias e embalagens de alimentos, higiene e outros produtos.

Melhorar a gestão e o reuso da água é um desafio complexo. No entanto, países em todo o mundo têm experiência para criar e ampliar, e as soluções podem ser adaptadas para diferentes contextos socioambientais. O relatório destaca exemplos de gestão bem-sucedida de águas residuais de países de alta e baixa renda, incluindo no Caribe, China, Colômbia, Dinamarca, Egito, Alemanha, Índia, Israel, Namíbia, Senegal, Suécia, Singapura, Ilhas Salomão e Tunísia.

"Precisamos manter a pressão para melhorar algumas condições críticas subjacentes se quisermos que essas ações sejam bem-sucedidas", diz Peter Harris, diretor da GRID-Arendal. "Para que isso aconteça, precisamos de uma governança mais eficaz, de investimento, de apoio à inovação, de reforço de dados, de melhoria da capacidade de implementação e – mudando criticamente o nosso comportamento – de todos nós como indivíduos e instituições".

NOTA AOS EDITORES

Iniciativa Global de Águas Residuais (GWWI)

A Global Wastewater Initiative (GWWI) é a única plataforma global que reúne diferentes agências das Nações Unidas, organizações não-governamentais, setor privado, bancos de desenvolvimento e outras partes interessadas para implementar e ampliar os esforços para proteger a água doce e o ecossistema marinho da poluição de águas residuais em todo o mundo.

Sobre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

O PNUMA é a principal voz global sobre o meio ambiente. Proporciona liderança e incentiva a parceria no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e permitindo que nações e povos melhorem sua qualidade de vida sem comprometer a qualidade de vida das gerações futuras.

Sobre a GRID-Arendal

GRID-Arendal é um centro de comunicação ambiental sem fins lucrativos com sede na Noruega. Transformamos dados ambientais em produtos de informação inovadores e baseados na ciência e fornecemos serviços de capacitação que permitem uma melhor governança ambiental. Nosso objetivo é informar e cativar um público global e motivar os tomadores de decisão a efetuar mudanças positivas. A GRID-Arendal colabora com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e com outros parceiros ao redor do mundo.

Para mais informações, entre em contato:

Unidade de Notícias e Mídia, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente