23 Sep 2019 Notícia Climate Action

Investidores assumem compromisso climático inédito para neutralizar emissões

Nova York, 23 de setembro de 2019 - Em uma das ações mais ousadas dos maiores investidores do mundo para descarbonizar a economia global, uma aliança dos maiores fundos de pensão e seguradoras do mundo - responsáveis por mais de US$ 2,4 trilhões em investimentos – comprometeu-se hoje com investimentos buscando a neutralidade de emissões de carbono até 2050.

O compromisso da recém-lançada Aliança de Proprietários de Ativos de Emissões Neutras (Net-Zero Asset Owner Alliance, em inglês) convocada pelas Nações Unidas, foi anunciada hoje na Cúpula de Ação Climática do Secretário-Geral da ONU, que reuniu governos, empresas e sociedade civil para fortalecer compromissos e acelerar a implementação do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas.

A Aliança de Proprietários de Ativos de Emissões Neutras é um exemplo de investidores se esforçando para proteger as pessoas e o planeta com o conhecimento de que a transformação sustentável dos negócios para oferecer uma economia de baixo carbono serão as que mais se beneficiarão das oportunidades apresentadas pelas mudanças climáticas.

Para Inger Andersen, Diretora Executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), “Não há atalhos para uma ação climática decisiva. Precisamos de uma visão de longo prazo. Reconheço a liderança dos investidores desta Aliança. O compromisso deles representa um forte sinal de que os mercados financeiros e os investidores estão ouvindo a ciência e nos levando a um caminho mais resiliente e sustentável”.

Os proprietários de ativos - assim chamados por serem os principais detentores de carteiras de aposentadoria ou por serem seguradoras que investem os títulos de seus clientes - representam alguns dos maiores fundos de capital do planeta. Suas carteiras de investimentos são altamente diversificadas e expostas a todos os setores da economia global.

Preocupados com os graves impactos que a mudança climática desenfreada terá nas sociedades e economias, proprietários responsáveis ​​de ativos são aliados poderosos na ação global para o combate às mudanças climáticas e à limitação do aumento da temperatura a não mais que 1,5 °C.

Como investidores de longo prazo que precisam olhar para o futuro, os proprietários de ativos desejam garantir que a economia global prospere, que os riscos relacionados ao clima sejam abordados e que as oportunidades de investimento em um produto mais sustentável sejam aproveitadas.

A Aliança foi iniciada por Allianz, Caisse des Dépôts, La Caisse des Dépôt e Placement du Québec (CDPQ), Folksam Group, PensionDanmark e Swiss Re no início de 2019. Desde então, Alecta, AMF, CalPERS, Nordea Life and Pension, Storebrand e Zurique aderiram como membros fundadores.

Convocada pela Iniciativa Financeira do PNUMA e pelos Princípios para Investimento Responsável, a Aliança é apoiada pelo WWF e faz parte da campanha Missão 2020, uma iniciativa liderada por Christiana Figueres, ex-Secretária Executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC).

“Mitigar as mudanças climáticas é o nosso desafio. A política, as empresas e as sociedades em todo o mundo precisam agir com o mesmo propósito de reduzir rapidamente as emissões. Nós, como detentores de ativos cumprimos nossa responsabilidade e em diálogo com as empresas nas quais investimos, seguimos em direção a práticas comerciais mais sustentáveis. Até 2050 nossas carteiras serão neutras em relação ao clima", disse Oliver Bäte, CEO da Allianz.

Os membros da Aliança começarão imediatamente a se envolver com as empresas nas quais estão investindo para garantir que elas descarbonizem seus modelos de negócios. Iniciativas como a campanha “Business Ambition for 1.5 °C - Our Only Future” do Pacto Global da ONU serão parcerias claras na mobilização de corporações para se comprometerem com emissões líquidas zero. A Aliança também colaborará com outras iniciativas, como a Investor Agenda, a Science Based Targets Initiative, Climate Action 100+ e a recém-anunciada 2050 Ambition Alliance.

Os membros da Aliança se responsabilizarão publicamente por seu progresso, estabelecendo e relatando publicamente meta em conformidade com o Artigo 4.9 do Acordo de Paris. Ao comprometerem-se a fazer a transição de seus portfólios de investimento para emissões líquidas zero de gases causadores do efeito estufa até 2050, os proprietários de ativos estão aumentando significativamente a barreira para outros investidores, associações do setor e principalmente a economia global.

“A Aliança Net-Zero é o reconhecimento de que os investidores institucionais, coletivamente, têm um papel importante a desempenhar na promoção da transição energética que o mundo precisa. Para investidores como o CDPQ, há muitas oportunidades de obter retornos comerciais investindo em soluções de baixo carbono e de trabalhar com empresas do portfólio para descarbonizar”, afirmou Michael Sabia, CEO da CDPQ. "Combinadas com as mudanças necessárias nas políticas públicas, as ações dos investidores induzirão mudanças reais em todos os setores".

Para ter máximo impacto, os membros existentes da Aliança incentivam ativamente outros proprietários de ativos a se juntarem a eles na busca de descarbonizar carteiras de investimento e atingir emissões líquidas zero até 2050.

NOTAS AOS EDITORES

Sobre a Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP FI)

O UNEP FI é uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o setor financeiro global, criado após a Cúpula da Terra de 1992, com a missão de promover finanças sustentáveis. Mais de 260 instituições financeiras, incluindo bancos, seguradoras e investidores, trabalham com a ONU Meio Ambiente para entender os desafios ambientais, sociais e de governança, como eles são importantes para o financiamento e como participar ativamente da resolução de seus problemas.

Para mais informações entre em contato:

Sally Wootton: sally.wootton[at]un.org, +41 22 917 8591

Oliver Wagg: oliver.wagg[at]un.org, +44 7885 377 264