04 de Julho de 2019 Notícia Ocean & Coasts

ONU Meio Ambiente e Família Schurmann são parceiras em nova expedição que documentará a poluição plástica no mundo

• A ONU Meio Ambiente e a Família Schurmann assinaram um Memorando de Entendimento formalizando a parceria;
  • Os Defensores da campanha Mares Limpos embarcarão em sua quarta expedição em dezembro de 2019;
  • O projeto “Voz dos Oceanos” registrará e compartilhará com o mundo a experiência e as descobertas dos Schurmann pelos mares e oceanos, visando aumentar a conscientização sobre a poluição marinha.

Brasília, 4 de julho de 2019 – Na véspera da quarta e mais audaciosa expedição realizada pela Família Schurmann, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a família de navegadores brasileiros assinaram um Memorando de Entendimento, inserindo o novo e inusitado projeto “Voz dos Oceanos” na campanha global Mares Limpos – da qual a Família Schurmann já é Defensora desde 2017.

Os Schurmann, que foram a primeira família latino-americana a circunvagar o mundo em um veleiro, irão içar suas velas no dia 12 de dezembro de 2019. A expedição “Voz dos Oceanos” terá duração de 18 meses, será apoiada pelo PNUMA e irá testemunhar e registrar tudo o que os velejadores veem nos oceanos e nas partes remotas do planeta – procurando documentar especificamente a poluição plástica. O projeto tem como objetivo identificar possíveis soluções para a poluição marinha, mobilizar governos, setor privado e indivíduos para limparem os oceanos e inspirar inovações para libertar os mares dos plásticos.

"Navegando pelo planeta, vemos poluição de plástico em ilhas remotas e desabitadas, inclusive no meio do oceano. Isso nos preocupa muito e nos motivou enquanto planejávamos este novo projeto – para trazer consciência e encontrar soluções em todo o mundo, já que essa é uma crise sem fronteiras", explica David Schurmann, diretor da expedição. “Depois de 35 anos no mar, nós naturalmente nos tornamos porta-vozes dos oceanos. Com este projeto, e com o apoio do PNUMA, queremos que as pessoas ouçam a Voz dos Oceanos", complementa.

"Estamos muito felizes em iniciar esta parceria com a Família Schurmann. A expedição Voz dos Oceanos é uma ótima oportunidade para aumentar a conscientização sobre as soluções inovadoras que as pessoas ao redor do mundo estão desenvolvendo para combater a poluição plástica", afirma Leo Heileman, Diretor Regional do PNUMA na América Latina e Caribe.

Entre 8 e 13 milhões de toneladas de lixo plástico chegam aos oceanos a cada ano, segundo estimativas. Além de poluir as águas, esse resíduo causa a morte de 100.000 animais marinhos e 1 milhão de aves todos os anos.

Espera-se que a "Voz dos Oceanos" alcance até 40 locais estratégicos no planeta, incluindo Fernando de Noronha, no Brasil, Manhattan, em Nova York, Auckland, na Nova Zelândia, e Ilha Ducie, no Oceano Pacífico. Também navegará para as áreas conhecidas como "giroscópios", onde as correntes marinhas convergem e agrupam uma coleção de detritos plásticos provenientes de todo o mundo.

NOTAS PARA OS EDITORES

Sobre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

O PNUMA é a voz global líder sobre o meio ambiente. Ele fornece liderança e incentiva a parceria no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e permitindo que nações e povos melhorem sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras. O PNUMA trabalha com governos, setor privado, sociedade civil e com outras entidades da ONU e organizações internacionais em todo o mundo.

Sobre Mares Limpos

Lançada na Economist World Ocean Summit, em Bali, na Indonésia, em 2017, a campanha #MaresLimpos do Programa da ONU para o Meio Ambiente busca estimular os governos a aprovarem políticas de redução de plástico, trabalhar com  indústrias para minimizarem embalagens plásticas e redesenhar produtos e chamar a atenção dos consumidores para que mudem os seus hábitos descartáveis antes de causarem danos irreversíveis aos nossos mares.

Para mais informações e Imprensa:

ONU Meio Ambiente

Roberta Zandonai, Assistente de Comunicação e Informação Pública, roberta.zandonai@un.org

Família Schurmann

Alexandre Moreno, Gerente de Comunicação, alexandre.moreno@advicecc.com