Report

Resistência Antimicrobiana: relatório anual do Multi-Partner Trust Fund 2021

31 May 2022
Report cover

A resistência antimicrobiana (AMR na sigla em inglês) é uma grande ameaça global para humanos, animais, plantas, sistemas alimentares e o meio ambiente. Sem investimentos e compromissos de países para enfrentar este desafio globalmente essa resistência continuará sem diminuir. O Multi-Partner Trust Fund (MPTF, em inglês), iniciou com sucesso o trabalho essencial para enfrentar este desafio. Com o objetivo geral de "ter níveis reduzidos de AMR e um desenvolvimento mais lento da resistência" em 10 anos, o MPTF AMR viu, em 2021, os passos iniciais em direção a este objetivo, com capacidade construída em 8 países, e passos coordenados no âmbito do programa global.

Enfrentar a resistência antimicrobiana requer uma abordagem de saúde, que inclui a consideração do meio ambiente e dos poluentes biológicos e químicos associados à AMR que podem impactar a saúde humana, animal, vegetal e do ecossistema. Em meados de 2021, o PNUMA tornou-se co-signatário do Fundo, aumentando a compreensão das dimensões ambientais críticas da AMR. As quatro organizações trabalharam em conjunto para desenvolver o Marco Estratégico Conjunto e o plano de trabalho, que definiram a direção estratégica e os planos para o trabalho colaborativo sobre a ameaça nos próximos anos.

A primeira avaliação global da AMR estimou que quase 5 milhões de mortes em 2019 foram associadas à resistência antimicrobiana. Isto não apenas ressalta a sua gravidade globalmente, mas também destaca a necessidade urgente de aprimorar a ação em nível nacional e o compromisso global para enfrentar esta crescente ameaça à saúde e ao desenvolvimento. Esperamos que através do MPTF AMR as organizações possam ter um impacto colaborativo e ajudar os países a conter esta pandemia silenciosa.