UNEP Banner
Anna Luisa Beserra Santos

Anna Luisa Beserra - Brasileira, Latin America and the Caribbean

2019 Winner | Empreendedora social | Brasileira

A cada dois minutos uma criança morre por doenças transmitidas pela água. O Aqualuz é um dispositivo reconhecido pela ONU com o custo de US$125,00 dólares que irá reduzir esse problema. Por meio de um sistema de coleta de água da chuva em áreas do semi-árido brasileiro, mas com potencial para aplicação em outros países. Aplicando o princípio recomendado pela UNICEF e OMS de desinfecção solar da água, desenvolvemos o Aqualuz, a única tecnologia do mundo para cisternas, que só precisa de luz solar para tornar a água da chuva adequada para consumo. É uma tecnologia validada em campo, com muitas vantagens em relação aos concorrentes, incluindo filtro de argila, cloração e ebulição de água. O sistema tem vida útil de até 20 anos e seus componentes podem ser reciclados; é de fácil manutenção e é higienizado utilizando água e sabão. Um indicador muda de cor quando a água está própria para o consumo. Nossa tecnologia é de baixo custo e, só no Brasil, pode atender mais de 1,2 milhão de famílias com cisternas existentes. Nenhum componente químico prejudicial à saúde ou à natureza é utilizado, com o impacto negativo do uso de cloro na água substituído pela luz solar. Já atingimos mais de 150 pessoas com acesso a água potável e planejamos alcançar 700 pessoas até o fim de 2019.

Desde 2013, tenho criado tecnologias inovadoras e sustentáveis para o tratamento de águas e gestão de resíduos sólidos. Fundei a startup "Água Potável Segura para Todos" (Safe Drinking Water for All, em inglês), em 2015, para desenvolver uma tecnologia que iniciei quando tinha 15 anos. Além da SDW, faço parte da Young Water Fellowship e estou desenvolvendo um biodigestor para casas urbanas, para gerar biogás e supri-las.

Disclaimer: NOTE: This content was shared online for the 2019 cycle of the Young Champions of the Earth programme and has not been updated. This listing does not constitute any endorsement by nor status with the UN Environment Programme.

Previous Regional Winners

Explore More