UNEP Banner
UNEP

Nzambi Matee - Queniana, Africa

2020 Winner | Engenheira de materiais | Queniana

A Gjenge Makers Ltd é pioneira na fabricação de produtos de construção bonitos, sustentáveis, alternativos e acessíveis. Atualmente, estamos produzindo pavimentadoras ecológicas feitas de compostos plásticos e areia reciclados. Fizemos uma parceria com diferentes fabricantes de tampas e lacres de garrafas plásticas das indústrias farmacêutica e de bebidas no Quênia para coletar as sobras e os combinamos com os plásticos descartáveis entregues por nossos coletores informais, produzindo as pavimentadoras e proporcionando uma renda estável para essas pessoas. Dessa forma, capacitamos financeiramente mais de 112 indivíduos, a maioria mulheres e jovens, que são nossos parceiros no fornecimento de resíduos plásticos e no pré-processamento do processo de produção. A indústria de produtos de construção alternativos é muito nova e abrange uma infinidade de oportunidades. Atualmente, temos mais demanda do que podemos atender e a baixa capacidade de produção é o nosso maior desafio. Até o momento, produzimos cerca de 500-1000 tijolos por dia, reciclando cerca de 500 kg de resíduos plásticos por dia.

Sou uma empreendedora em série, designer de hardware autodidata, engenheira mecânica e indivídua autônoma. Tenho formação em física e engenharia de materiais e sou apaixonada pela criação de soluções sustentáveis. Usei o design thinking para iniciar a Gjenge Makers com o objetivo de converter resíduos plásticos em produtos de construção alternativos de baixo custo, combater a poluição plástica e enfrentar os desafios das moradias inadequadas do Quênia.

Disclaimer: NOTE: This content was shared online for the 2019 cycle of the Young Champions of the Earth programme and has not been updated. This listing does not constitute any endorsement by nor status with the UN Environment Programme.

Previous Regional Winners

Explore More