Construindo a #GeraçãoRestauração:

restauração de ecossistemas em prol das pessoas, da natureza e do clima

Slide to Restore

Imagens antes e depois mostrando os efeitos da restauração de um ecossistema na Tanzânia. Com a escavação de barreiras para água de chuva, o nível de água no solo foi restaurado e permitiu a regeneração de árvores e grama (Just DiggitJust Diggit: 2018-2021)

Precisamos restaurar os ecossistemas para combater as mudanças climáticas, salvar espécies da extinção e garantir nosso futuro.

Precisamos reduzir quase pela metade as emissões de gases de efeito estufa até 2030 para manter o aquecimento global abaixo de 2oC e evitar seus impactos mais perigosos. Não conseguiremos cumprir essa meta sem restaurar os ecossistemas e seus estoques de carbono. A ambiciosa restauração dos ecossistemas e a descarbonização da economia precisam andar de mãos dadas.

Se conseguirmos interromper e reverter a degradação das terras e oceanos, poderemos evitar a perda de um milhão de espécies ameaçadas de extinção. Os cientistas afirmam que a restauração de apenas 15% dos ecossistemas em áreas prioritárias pode reduzir as extinções em 60% por meio da melhoria dos habitats.

A restauração é crucial para a prosperidade e o bem-estar das pessoas. Ecossistemas vibrantes fornecem diversos benefícios – abrangendo desde alimentos e água à saúde e segurança – que são necessários hoje e serão necessários no futuro para nossa população crescente.

Um novo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e da Organização para Agricultura e Alimentação destaca a urgência de restaurar a Terra e como a humanidade será beneficiada quando isso ocorrer.

Os países precisam cumprir seus compromissos

Países de todo o mundo já estão comprometidos com a restauração de quase um bilhão de hectares de terras degradadas – uma área maior do que a China. A Comissão Europeia apresentará em 2021 uma proposta de metas juridicamente vinculantes de restauração da natureza. As principais conferências sobre clima e biodiversidade programadas para 2021 serão uma oportunidade para intensificar nossas ambições, especialmente quanto às áreas marinhas e costeiras. Mas o aspecto realmente crucial é a implementação, com o comprometimento dos recursos necessários para que isso aconteça.

Dez anos de ações decisivas de todos os atores da sociedade têm o potencial de salvar não apenas o clima da Terra e sua extraordinária biodiversidade, mas também de restaurar todo o nosso precioso planeta, para o bem das pessoas e da natureza.

Fonte: Banco de Dados de Compromissos Globais de Restauração, PBL Netherlands Environmental Assessment Agency. Total de compromissos nacionais estipulados pelas Convenções do Rio e o Desafio de Bonn, ajustados para sobreposições estimadas (PBL, 2020). A base de dados será atualizada à medida que surjam novos compromissos.

Oito ecossistemas vitais que podemos restaurar

A Década da Restauração de Ecossistemas das Nações Unidas concentra-se em oito tipos principais de ecossistemas que já degradamos perigosamente. Todos podem ser restaurados reduzindo as pressões que enfrentam e adotando ações locais para acelerar sua recuperação.

Para esse fim, é necessário salvaguardar os processos-chave – como fotossíntese, sequestro de carbono, ciclagem de nutrientes e filtragem de água – e, ao mesmo tempo, proteger e recuperar a biodiversidade.

Veja alguns exemplos do que podemos fazer para restaurar ecossistemas críticos. Leia tudo sobre os desafios e oportunidades para cada ecossistema no relatório científico principal: Construindo a #GeraçãoRestauração (Becoming #GenerationRestoration) e a Cartilha da Restauração de Ecossistemas (Ecosystem Restoration Playbook).

Os benefícios globais da restauração

A restauração de ecossistemas de diferentes tipos e em diferentes escalas em todo o mundo trará enormes benefícios para as pessoas e a natureza, além de ser fundamental para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030, incluindo a erradicação da pobreza e da fome. Leia mais sobre os benefícios da restauração no relatório principal: Construindo a #GeraçãoRestauração (Becoming #GenerationRestoration).

Mitigação climática:

A restauração de florestas, turfeiras e manguezais, paralelamente a outras soluções naturais, pode responder por mais de um terço da mitigação dos gases de efeito estufa que será necessária até 2030.

Adaptação ao clima

O poder da natureza pode nos ajudar na adaptação às mudanças climáticas. A restauração de áreas costeiras úmidas na costa do Golfo dos Estados Unidos da América poderia evitar US$ 18 bilhões em danos causados por tempestades até 2030.

Economia

A interrupção do declínio dos serviços ecossistêmicos pode evitar perdas de US$ 10 trilhões em receitas globais até 2050.

Segurança alimentar

A restauração de terras agrícolas por meio do plantio de árvores pode aumentar a segurança alimentar para 1,3 bilhão de pessoas.

Abastecimento de água

A restauração florestal e a adoção de melhores práticas agrícolas podem reduzir a poluição do abastecimento de água de 81% das cidades em todo o mundo.

Saúde

O reflorestamento urbano pode reduzir os riscos da poluição e do calor, aumentando o bem-estar físico e mental de bilhões de pessoas.

Biodiversidade

A restauração de 15% de terras convertidas em áreas prioritárias pode evitar 60% das extinções previstas de espécies.

Junte-se à #GeraçãoRestauração

A Década da Restauração de Ecossistemas das Nações Unidas é nossa oportunidade de trazer a natureza de volta. Com a construção de um movimento global de restauração, poderemos recriar uma relação equilibrada entre as pessoas e os ecossistemas que dependem delas.

A restauração precisa acontecer em todas as escalas e todos têm um papel importante a desempenhar, desde organizações internacionais, governos e indústrias a investidores, comunidades e indivíduos.

A restauração oferece grandes promessas, mas também representa um grande desafio. O sucesso exige conhecimento, recursos e paciência. É por isso que a Década da ONU está disponibilizando ferramentas para ajudá-lo a saber mais sobre a restauração de ecossistemas e a obter apoio. Confira o relatório principal e encontre seu próprio caminho para fazer parte da #GeraçãoRestauração.