22 Sep 2019 Notícia Economia verde

130 bancos que detêm um terço do setor bancário global se comprometem com ação climática e sustentabilidade

Nova York, 22 de setembro de 2019 - Em um grande impulso à ação climática e à sustentabilidade, os principais bancos e as Nações Unidas lançaram hoje os Princípios para um Setor Bancário Responsável (Principles for Responsible Banking, em inglês), no qual se inscreveram 130 bancos, que juntos detêm US$ 47 trilhões em ativos ou um terço do setor bancário global.

Nos Princípios, lançados um dia antes da Cúpula de Ação Climática da ONU em Nova York, os bancos comprometem-se a alinhar estrategicamente seus negócios aos objetivos do Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e aumentam massivamente sua contribuição para a conquista de ambos.

Ao assinarem os Princípios, os bancos disseram acreditar que “somente em uma sociedade inclusiva, fundada na dignidade humana, na igualdade e no uso sustentável dos recursos naturais”, é que clientes, consumidores e empresas podem prosperar.

Nesta semana, líderes globais reúnem-se em Nova York para compartilhar quais ações estão sendo tomadas para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e enfrentar as mudanças climáticas. O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou, no evento de lançamento, na presença de 130 Signatários Fundadores e mais de 45 dos seus CEOs, que “os Princípios das Nações Unidas para Bancos Responsáveis ​​são um guia para que o setor bancário global possa responder, impulsionar e se beneficiar de uma economia de desenvolvimento sustentável. Os Princípios criam uma estrutura de prestação de contas, o que gera responsabilização, e a ambição, que impulsiona a ação”.

Os Princípios são apoiados por uma forte estrutura de implementação que define responsabilidades claras e exige que cada banco defina, publique e trabalhe em direção a metas ambiciosas. Ao criar uma estrutura comum que orienta os bancos no crescimento de seus negócios e na redução de riscos, apoiando a transformação econômica e social necessária para um futuro sustentável, os Princípios abrem o caminho para a transformação em direção a um setor bancário sustentável.

"Um setor bancário que planeja levando em conta os riscos associados às mudanças climáticas e outros desafios ambientais pode não apenas conduzir a transição para economias de baixo carbono e resilientes ao clima, mas também pode se beneficiar no processo", disse Inger Andersen, Diretora Executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). "Quando o sistema financeiro transfere seu capital de investimentos não-ecológicos, de alto consumo de recursos, para aqueles que veem a natureza como solução, todos ganham a longo prazo."

Embora as ações com respeito à mudança climática estejam crescendo, ainda está muito aquém do necessário para atingir a meta de 1,5 °C do Acordo de Paris. Enquanto isso, a biodiversidade continua em declínio a taxas alarmantes e a poluição causa milhões de mortes a cada ano.

É necessária mais ambição, apoiada por uma mudança radical no investimento do setor privado, para enfrentar esses desafios e garantir que a humanidade viva de uma maneira que garanta uma parcela equitativa dos recursos dentro dos limites do planeta.

Os setores bancário e privado podem se beneficiar do investimento que fazem no apoio a esta transição. Estima-se que a aplicação dos ODSs poderia anualmente desbloquear US$ 12 trilhões em economia e receita de negócios e criar mais 380 milhões de empregos até 2030.

"Para migrarmos para economias de baixo carbono e resilientes ao clima que apoiam os objetivos do Acordo de Paris, é necessário um investimento adicional de pelo menos US$ 60 trilhões a partir de agora até 2050", disse Christiana Figueres, responsável por convocar a Missão 2020, e também considerada a arquiteta do Acordo de Paris em seu papel como Secretária Executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. "Como o setor bancário fornece mais de 90% do financiamento nos países em desenvolvimento e mais de dois terços no mundo, os Princípios são um passo crucial para atender aos requisitos mundiais de financiamento ao desenvolvimento sustentável".

NOTAS AOS EDITORES

Sobre o PNUMA

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente é a voz global líder para questões ambientais. O PNUMA fornece liderança e incentiva parcerias no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e permitindo que nações e povos melhorem sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras.

Sobre os Princípios para Responsabilidade Bancária

Os Princípios para Responsabilidade Bancária foram desenvolvidos por um grupo principal de 30 Bancos Fundadores por meio de uma parceria global inovadora entre os bancos e a Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP FI). O UNEP FI é a colaboração do setor privado da ONU que inclui membros de mais de 240 instituições financeiras em todo o mundo.

Para obter uma lista completa de todos os bancos que se tornaram hoje signatários fundadores dos Princípios para Responsabilidade Bancária e cotações dos CEOs, clique aqui.

Para mais informações por favor visite: https://www.unepfi.org/banking/bankingprinciples/

Para mais informações e para agendar entrevistas, entre em contato com:

Nader Rahman, Gerente de Comunicações (Nova York), nader.rahman@un.org, +1 (718) 517-1684

Simone Dettling, Líder da equipe bancária, UNEP FI, ​​Simone.dettling@un.org, +41 229178721

Keishamaza Rukikaire, Chefe de Notícias e Mídia do PNUMA, rukikaire@un.org