O crescimento econômico e a resiliência dependem dos ecossistemas. De florestas a terras agrícolas e oceanos, os ecossistemas do planeta são a base dos recursos, serviços e indústrias. Mas como a população mundial se multiplica, impulsionando a demanda, essas paisagens estão sendo degradadas a um ritmo alarmante.

Bem administrada, a natureza pode ser determinante para a erradicação da pobreza, criando meios de subsistência e impulsionando o crescimento econômico a longo prazo.

Isso significa dissociar o crescimento da degradação ambiental. Significa abraçar a eficiência dos recursos e a circularidade para reutilizar continuamente os materiais nos processos de produção.

Investir na proteção e restauração dos ecossistemas naturais ajudará a proteger a humanidade dos impactos custosos – e mortais – de futuras pandemias e da mudança climática.

A recuperação da COVID-19 apresenta uma oportunidade única na vida para reverter os danos que estamos fazendo à natureza. Os pacotes de estímulo que estão sendo lançados por vários governos devem estar enraizados na sustentabilidade ambiental. Eles devem incentivar a eficiência dos recursos, o gerenciamento adequado de resíduos e cortes drásticos na poluição e nas emissões.

Uma recuperação com baixos níveis de carbono criará empregos e acelerará o crescimento econômico, melhorando a saúde humana, tornando nossas comunidades e cidades habitáveis e protegendo o meio ambiente para as gerações futuras.

Permaneça conectado