A 5ª sessão da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA-5) proporciona liderança, impulsiona ações intergovernamentais em questões ambientais e contribui para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Contexto

À luz da pandemia da COVID-19, e com base em amplas consultas com os Estados-Membros e Partes Interessadas, o Bureau da UNEA decidiu, em 8 de outubro de 2020, que a quinta edição da Assembleia deveria ser realizada em duas etapas. A primeira sessão será conduzida virtualmente nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2021, com uma agenda simplificada que se concentrará nas decisões urgentes e processuais. Os assuntos substantivos que requerem negociações profundas serão adiados para uma sessão presencial da UNEA-5, a ser realizada em fevereiro de 2022, em um formato a ser definido e acordado em uma etapa posterior.

A reunião on-line da UNEA-5 será preparada na 5ª edição da Reunião Aberta do Comitê de Representantes Permanentes, que ocorrerá por meio virtual nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2021.

Tema

O tema geral da UNEA-5 é "Fortalecer Ações pela Natureza para Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável".

O assunto demanda ações fortalecidas para proteger e restaurar a natureza e soluções baseadas na natureza para alcançar as ODS em suas três dimensões complementares (social, econômica e ambiental). A UNEA-5 oferece aos Estados-Membros e partes interessadas uma plataforma para compartilhar e implementar abordagens bem-sucedidas que contribuam para a realização da dimensão ambiental da Agenda 2030 e dos ODS, incluindo as metas relacionadas à erradicação da pobreza e padrões sustentáveis de consumo e produção. A UNEA-5 também proporcionará uma oportunidade para que Estados-Membros e partes interessadas adotem medidas ambiciosas para reconstruir melhor e de forma mais "verde", assegurando que os investimentos na recuperação econômica pós-pandemia contribuam para o desenvolvimento sustentável.

O Presidente da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em estreita cooperação com o Escritório da UNEA e o Comitê de Representantes Permanentes e seu Escritório, continuará a trabalhar de forma aberta e participativa para assegurar uma UNEA-5 de duas etapas bem sucedida e marcante.

Contato:

Para mais informações, favor entrar em contato com o Secretariado do PNUMA em unep-sgb@un.org.

Links de referência:

Os(as) representantes dos Estados-Membros podem encontrar documentos preliminares às sessões, links relacionados a eventos, links de referência e notas de briefing listados na coluna da direita nesta página.