Pixabay
12 Sep 2023 Notícia Nature Action

Arábia Saudita sediará o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2024 com foco na restauração de terras, desertificação e resiliência à seca

Nairóbi/Riyadh, 12 de setembro de 2023 - O Reino da Arábia Saudita será o anfitrião do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2024, com foco na restauração de terras, desertificação e resiliência à seca, conforme anúncio feito hoje pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Arábia Saudita.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente em 5 de junho, foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972. Nas últimas cinco décadas, a data cresceu e se tornou uma das maiores plataformas globais de divulgação ambiental. Dezenas de milhões de pessoas participam on-line e por meio de atividades, eventos e ações presenciais em todo o mundo.

De acordo com a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, até 40% das terras do planeta estão degradadas, afetando diretamente metade da população mundial e ameaçando cerca de metade do PIB global (US$ 44 trilhões). O número e a duração das secas aumentaram em 29% desde 2000 - sem uma ação urgente, as secas podem afetar mais de três quartos da população mundial até 2050.

A restauração de terras é um pilar fundamental da Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas (2021-2030), um apelo para a proteção e a revitalização de ecossistemas em todo o mundo, o que é fundamental para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

2024 marcará o 30º aniversário da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação. A décima sexta sessão da Conferência das Partes (COP 16) da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD) será realizada na capital saudita, Riad, de 2 a 13 de dezembro de 2024.

NOTAS AOS EDITORES

Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é o principal veículo das Nações Unidas para incentivar a conscientização e a ação mundial em prol do meio ambiente. Realizado anualmente desde 1973, o Dia também se tornou uma plataforma vital para promover o progresso nas dimensões ambientais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) no comando, mais de 150 países participam todos os anos. Grandes empresas, organizações não governamentais, comunidades, governos e celebridades de todo o mundo adotam a marca do Dia Mundial do Meio Ambiente para defender causas ambientais.

Sobre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

O PNUMA é a principal voz global sobre o meio ambiente. Ele oferece liderança e incentiva a parceria no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e povos a melhorar sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras.

Para obter mais informações, entre em contato com:

Unidade de Notícias e Mídia, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente