UNEP/Stephanie Foote
15 Mar 2022 Notícia Meio Ambiente em estudo

Estão abertas as indicações públicas para o Prêmio Campeões da Terra 2022 do PNUMA

UNEP/Stephanie Foote

Nairóbi, 15 de março de 2022 — O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciou hoje a chamada para nomeações para o prêmio anual Campeões da Terra — a maior honraria ambiental da ONU — para reconhecer lideranças excepcionais de órgãos governamentais, da sociedade civil e do setor privado por seu impacto transformador no meio ambiente.

A fim de destacar a importância da restauração de ecossistemas, a chamada para o prêmio de 2022 traz um especial incentivo para a indicação de pessoas e organizações que têm contribuído para prevenir, deter e reverter a degradação dos ecossistemas do mundo. Após quase um ano do lançamento da Década da ONU da Restauração de Ecossistemas, a necessidade de se trazer os ecossistemas degradados de volta à vida nunca foi tão urgente. Quanto mais saudáveis forem esses ecossistemas, mais saudável será o planeta — e as pessoas.

Desde a inauguração em 2005, o prêmio tem destacado lideranças que dedicaram suas vidas ao trabalho por um planeta mais saudável, mais justo e mais sustentável. Até então, um total de 106 laureados e laureadas já levaram o título, desde chefes de Estado e ativistas comunitários até gigantes da indústria e cientistas pioneiros.

Em 2021, o prêmio Campeões da Terra mais uma vez recebeu uma quantidade recorde de indicações vindas do mundo inteiro. Este interesse que vem crescendo ao longo dos anos reflete o número cada vez maior de pessoas que defendem o meio ambiente e um maior reconhecimento do valor deste trabalho.

As laureadas do prêmio Campeões da Terra 2021 do PNUMA são:

• A Primeira-Ministra Mia Mottley de Barbados, homenageada na categoria Liderança Política pela sua poderosa voz que clama por um mundo sustentável partindo do sul global, e que constantemente traz o alerta sobre a vulnerabilidade dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento em relação à emergência climática;
  • As Mulheres do Mar da Melanésia (Papua-Nova Guiné e Ilhas Salomão), homenageadas na categoria Inspiração e Ação, treinam mulheres da região para monitorar e analisar os impactos do branqueamento generalizado de corais por meio da oceanografia e da tecnologia em um dos recifes mais ameaçados do mundo;
  • Maria Kolesnikova (República do Quirguistão), homenageada na categoria Visão Empreendedora, é uma ativista ambiental, defensora da juventude e diretora da MoveGreen, uma organização que trabalha para monitorar e melhorar a qualidade do ar na região da Ásia Central; e
  • A Dra. Gladys Kalema-Zikusoka (Uganda), homenageada na categoria Ciência e Inovação, foi a primeira veterinária de vida selvagem da Uganda Wildlife Authority (Autoridade para a Vida Selvagem de Uganda, em tradução literal), sendo reconhecida como uma autoridade mundial em primatas e zoonoses.

Indivíduos, entidades governamentais, grupos e organizações podem ser indicados nas categorias de Liderança Política, Inspiração e Ação, Visão Empreendedora e Ciência e Inovação. As indicações estão abertas a todos e todas.  O prazo final é 11 de abril de 2022.

Faça uma indicação para o prêmio Campeões da Terra.

[vídeo a ser incorporado]

NOTA PARA EDIÇÃO

Sobre o prêmio Campeões da Terra do PNUMA

O prêmio Campeões da Terra do PNUMA reconhece indivíduos, grupos e organizações cujas ações têm um impacto transformador no meio ambiente.  Entregue anualmente, o prêmio é a maior honraria ambiental da ONU. Reconhece líderes de destaque do governo, da sociedade civil e do setor privado.

Sobre a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou os anos de 2021 a 2030 como a Década da ONU da Restauração de Ecossistemas. Liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), com o apoio de parceiros, a Década foi concebida para prevenir, deter e reverter a perda e a degradação dos ecossistemas no mundo inteiro.  O objetivo é revitalizar bilhões de hectares, cobrindo tanto ecossistemas terrestres quanto aquáticos. Um chamado global à ação, a convocação reúne apoio político, pesquisa científica e força financeira para ampliar intensamente a restauração.

Sobre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

O PNUMA é a principal voz global sobre o meio ambiente. Fornece liderança e incentiva parcerias com foco no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e povos a melhorarem sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras.

PNUMA aos 50: Um momento para refletir sobre o passado e imaginar o futuro

A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano de 1972 em Estocolmo, Suécia, foi a primeira da ONU cujo título trouxe a palavra “meio ambiente”. A criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) foi um dos resultados mais notórios dessa conferência, que teve diversas iniciativas pioneiras. O PNUMA foi criado basicamente para ser a consciência ambiental da ONU e do mundo. As atividades que ocorrerão ao longo de 2022 analisarão os progressos relevantes realizados, bem como o que está por vir nas próximas décadas.

Para mais informações, entre em contato com:

unep-brazil-news@un.org, Unidade de Comunicação do PNUMA Brasil