©Second-Half Travels
21 Sep 2021 Notícia Cidades

ONU e parceiros lançam iniciativa para transformar cidades a favor das pessoas e do planeta

New York, 21 de Setembro de 2021 – Uma semana atrás, na Climate Week (Semana do Clima) de Nova Iorque 2021, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês) e parceiros lançaram o UrbanShift – uma nova iniciativa global para melhorar vidas e transformar cidades em espaços verdes e habitáveis que enfrentam as mudanças climáticas, perda de biodiversidade e poluição.

As cidades abrigam 4,2 bilhões de pessoas, mais da metade da população mundial. Porém, enfrentam desafios crescentes desde inundações, tempestades e ondas de calor desencadeadas pela crise climática até qualidade do ar perigosa, falta de moradias acessíveis e graves divisões sociais.

As cidades já são responsáveis por cerca de 70% de todas as emissões de gases de efeito estufa. Até 2050, as cidades precisam alcançar a neutralidade de carbono para manter o aumento da temperatura global abaixo de 1.5 °C, enquanto continuam crescendo a ponto de conter quase 70%da população mundial.

A UrbanShift irá apoiar 23 cidades na Argentina, Brasil, China, Costa Rica, Índia, Indonésia, Marrocos, Ruanda e Serra Leoa na adoção de abordagens integradas para o desenvolvimento urbano, auxiliando na estruturação de cidades que sejam eficientes, resilientes e inclusivas. Baseia-se nas lições e experiências do programa piloto de Abordagem Integrada de Cidades Sustentáveis (Sustainable Cities Integrated Approach Pilot), lançado pelo GEF durante seu sexto ciclo de reposição de recursos.

A UrbanShift está trabalhando com as cidades para promover abordagens de desenvolvimento integrado, como, soluções baseadas na natureza, sistemas de transporte público de baixo carbono, zonas de baixa emissão e gestão integrada de resíduos.

Os objetivos da iniciativa incluem evitar mais de 130 milhões de tCO2e de emissões de gases de efeito estufa, o equivalente às emissões de 32 usinas termoelétricas a carvão em um ano. A UrbanShift também melhorará a gestão e restauração de aproximadamente um milhão de hectares de terra. Com US$ 146 milhões em financiamento do GEF e US$ 1.7 bilhões em co-financiamento, a UrbanShift irá aprimorar o planejamento integrado nas cidades identificadas como prioritárias, impactando a vida de mais de 58 milhões de pessoas.

“As cidades estão na linha da frente da tripla crise planetária de mudanças climáticas, perda de natureza e biodiversidade, poluição e resíduos,” disse a Diretora Executiva do PNUMA, Inger Andersen. “No entanto, nossas cidades também têm o poder de enfrentar esses desafios e, ao mesmo tempo, aumentar a resiliência de seus cidadãos e de sua infraestrutura.”

“Enquanto nos concentramos nas questões prementes sobre mudança climática esta semana, devemos redirecionar a inventividade e a industriosidade que demonstramos na construção de nossas cidades para, em primeiro lugar, repensar como elas funcionam. UrbanShift será uma ferramenta fundamental para ajudar os líderes urbanos a fazerem exatamente isso.”

O programa envolverá prefeitos, o setor privado, redes de cidades, agências da ONU, bancos de desenvolvimento multilaterais e muito outros parceiros para apoiar governos nacionais e municipais. Também estão construindo uma plataforma de conhecimento e aprendizagem para conectar cidades com expertise global e pesquisas de ponta, além de oferecer um espaço para compartilhamento de experiências e formação de parcerias.

“Em um mundo urbano cada vez mais invasivo, investir em nossas cidades é uma das melhores maneiras de obter benefícios ambientais globais em todos setores – desde a conservação da biodiversidade até a redução de emissões de carbono e aumento da resiliência a impactos como eventos climáticos e pandemias,” disse Carlos Manuel Rodriguez, CEO e presidente do GEF.

A UrbanShift está alinhada à visão da Agenda de 2030 de considerar as dimensões social, ambiental e econômica integradas e indivisíveis. A UrbanShift contribuirá particularmente para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 de tornas as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, mas também vários outros ODSs como a ODS13, ODS3 e ODS15.

Notas aos Editores

Sobre a UrbanShift

UrbanShift está apoiando 23 cidades na Ásia, África e na América Latina na adoção de abordagens integradas para o desenvolvimento urbano, auxiliando na estruturação de cidades que sejam eficientes, resilientes e inclusivas. UrbanShift é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e liderado pelo PNUMA em parceria com a World Resources Institute (WRI), o Grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática, Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI, na sigla em inglês), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Banco Mundial e o Asia Development Bank (ADB). Para mais informações, acesse: www.shiftcities.org.

Sobre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

PNUMA é a principal voz mundial em questões ambientais. Proporciona liderança e incentiva parcerias no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e povos a melhorar sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras.

Sobre o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF)

O GEF é o maior fundo fiduciário multilateral focado em permitir os países em desenvolvimento a investirem na natureza. Apoia a implementação de convenções ambientais internacionais sobre biodiversidade, mudanças climáticas, produtos químicos e desertificação. Desde sua criação há 30 anos, o GEF forneceu 21 bilhões em doações e mobilizou 117 bilhões adicionais em co-financiamento para mais de 5,000 projetos e programas.

Para mais informações, por favor entrar em contato:

Roberta Zandonai, Gerente de Comunicação do PNUMA no Brasil, roberta.zandonai@un.org