UN Photo/ Sylvian Liechti
28 Jan 2021 Notícia Meio Ambiente em estudo

PNUMA abre indicações para o prestigioso Prêmio Campeões da Terra 2021

• O Prêmio Campeões da Terra do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente reconhece indivíduos, grupos e organizações cujas ações têm um impacto transformador sobre o meio ambiente.
  • As indicações para os prêmios deste ano serão aceitas de 28 de janeiro a 12 de fevereiro de 2021.

Nairóbi, 28 de janeiro de 2021 - A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou hoje o chamado para indicações para o Prêmio Campeões da Terra, o mais alto prêmio do órgão mundial para indivíduos e organizações que estão preservando o meio ambiente e transformando nossas sociedades.

A chamada vem um mês depois que o Secretário Geral da ONU, António Guterres, alertou que a humanidade está travando uma guerra contra a natureza na qual a biodiversidade está em colapso, os ecossistemas estão desaparecendo, a poluição do ar e da água está matando milhões de pessoas e a mudança climática está causando incêndios apocalípticos e enchentes.

Nos últimos 15 anos, o Prêmio Campeões da Terra tem destacado o trabalho de organizações e indivíduos que têm dedicado suas vidas a trabalhar por um planeta mais saudável, mais justo e mais sustentável. Os laureados variam de chefes de estado e ativistas comunitários a capitães da indústria e cientistas pioneiros.

Em 2020 houve mais nomeações do que nunca, refletindo o crescente interesse pelo assunto e o número de pessoas que estão defendendo o meio ambiente.

Os Campeões da Terra 2020, em ordem alfabética, foram:

O Primeiro Ministro Frank Bainimarama, de Fiji, homenageado na categoria de Liderança Política por seu trabalho de ação climática global e seu compromisso com um desenvolvimento nacional responsivo ao clima.

O Dr. Fabian Leendertz, da Alemanha, laureado na categoria Ciência e Inovação por suas descobertas em zoonoses e seu trabalho com a One Health.

Mindy Lubber, dos Estados Unidos, reconhecida na categoria Visão Empreendedora por seu compromisso de tornar os mercados de capitais mais ‘verdes’, mobilizando os principais investidores e empresas e trazendo motivação comercial para a ação climática e a sustentabilidade

Nemonte Nenquimo, do Equador, premiada na categoria Inspiração e Ação por sua liderança e trabalho unificador com as comunidades indígenas que interromperam a exploração de petróleo na floresta amazônica do Equador.

Yacouba Sawadogo, de Burkina Faso, também homenageado na categoria Inspiração e Ação por ensinar aos agricultores técnicas tradicionais para regenerar o solo e transformar terras áridas em terras aráveis e florestas em toda a África.

Aos campeões e campeãs deste ano se une o Professor Robert D. Bullard, dos Estados Unidos, que recebeu o prêmio na categoria Realizações em Vida por seu compromisso e serviço à justiça ambiental.

As indicações estão abertas a todas e todos e os indicados podem ser pessoas físicas, entidades governamentais, empresas e outras organizações. O prazo final para as indicações é 12 de fevereiro de 2021.

Indique um Campeão da Terra aqui.

NOTA AOS EDITORES

Sobre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

PNUMA é a principal voz mundial em questões ambientais. Proporciona liderança e incentiva parcerias no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e povos a melhorar sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras.

Para mais informações, favor entrar em contato com:

Roberta Zandonai, Gerente de Comunicação no PNUMA Brasil, roberta.zandonai@un.org .