UNEP Banner

Joy Egbe - Nigeriana, Africa

2020 Winner | Empreendedora social | Nigeriana

A pobreza energética é um dos maiores desafios enfrentados na África, onde mais de 600 milhões de pessoas vivem no escuro. Enquanto isso, fogões e geradores elétricos movidos a hidrocarbonetos, ainda usados ​​por muitas famílias em comunidades urbanas, contribuem para a poluição do ar, que afeta diariamente milhões de pessoas na Nigéria. Minha causa é uma causa pessoal. Em 2013, perdi minha tia – que estava grávida de sete meses – para a poluição do ar em ambientes fechados. Isso me motivou a continuar pesquisando sobre o uso de energia na Nigéria e a desenvolver a tecnologia Just Add Water – um dispositivo que usa células solares adaptadas e água para gerar hidrogênio através de células de combustível regenerativas. Ele foi projetado para produzir eletricidade e gás de cozinha sem nenhum custo de reabastecimento, necessitando apenas da adição de água. Como o acesso à água limpa também é um desafio em muitas partes da África, especialmente nas áreas rurais, nossa tecnologia foi desenvolvida para ter o melhor desempenho com o uso de água cinzenta doméstica. Nosso projeto está em fase piloto e atualmente atende 26 famílias e 5 empresas na Nigéria. Acreditamos que essa tecnologia revolucionária transformará a energia na África e diminuirá nossa dependência por combustíveis fósseis, que causam tantos danos ao planeta.

Sou uma empreendedora social, inventora, ativista climática e vegetariana apaixonada. Em 2017, co-fundei a Newdigit Technologies e trabalho desde então como Diretora de Impacto para ajudar a erradicar a pobreza energética na Nigéria. Sou bolsista da iniciativa Impacto Acadêmico das Nações Unidas (UNAI) e estive entre os primeiros premiados na Cúpula da Juventude para o Clima da ONU. Minha luta contra as mudanças climáticas foi reconhecida como uma das principais inovações verdes pelo Centro de Inovação Climática da Nigéria (Nigeria Climate Innovation Centre, em inglês) e meu objetivo é lutar pela erradicação da pobreza energética na África e ajudar a salvar milhões de pessoas da morte por poluição do ar em ambientes fechados.

Disclaimer: NOTE: This content was shared online for the 2019 cycle of the Young Champions of the Earth programme and has not been updated. This listing does not constitute any endorsement by nor status with the UN Environment Programme.

Explore More