Os sistemas alimentares estão na encruzilhada da saúde humana, animal, econômica e ambiental. Na terra e no mar, nossos sistemas alimentares e de água potável dependem dos recursos naturais, mas o crescimento populacional, as mudanças na dieta devido à crescente riqueza e a poluição relacionada à agricultura estão degradando os recursos naturais mais rapidamente do que eles podem se regenerar. Nosso sistema alimentar também é responsável por um quarto de todas as emissões de gases de efeito estufa provocadas pelo homem.

Estima-se que a população global alcançará 10 bilhões de pessoas até 2050. Para garantir que haja alimentos seguros, saudáveis e acessíveis o suficiente, precisamos fazer mudanças significativas na forma como plantamos, produzimos e transportamos nossos alimentos.

O mundo gasta cerca de 1 milhão de dólares por minuto em subsídios agrícolas. Redirecionar subsídios, investimentos e incentivos para a produção sustentável e regenerativa de alimentos produzidos em terra e nos oceanos pode atender às necessidades nutricionais das atuais e futuras gerações.

Agricultura sustentável é a agricultura que garante rentabilidade, equilíbrio ambiental e equidade social e econômica. Ela é favorável ao ecossistema e sustenta maiores níveis de biodiversidade, restaurando habitats naturais vitais. A agricultura sustentável também é inteligente do ponto de vista climático. Utiliza 56% menos energia por unidade de cultivo produzida e reduz as emissões de gases de efeito estufa em mais de 60% por hectare em comparação com a agricultura convencional.

A produção sustentável de alimentos melhora a segurança alimentar e apoia o alcance de objetivos globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – em especial o ODS 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável.

Permaneça conectado