Comitê Aberto de Representantes Permanentes 

O Comitê Aberto de Representantes Permanentes (CARP) é o órgão subsidiário interseccional da UNEA. O CARP atua como reunião preparatória da agenda da UNEA e pré-negocia e delibera o conteúdo e a redação das resoluções, declarações, decisões propostas e decisões para análise e aprovação pela Assembleia. Composto por todos os representantes acreditados do Comitê Aberto de Representantes Permanentes, o CARP prepara para as reuniões da UNEA.

Desde a UNEA-3, as reuniões do CARP têm sido realizadas em um arranjo consecutivo com as sessões da UNEA para minimizar os custos e a logística de viagens. Os CARPs que têm sido realizados incluem:

  • 1º CARP: 24 a 28 de março de 2014
  • 2º CARP: 15 a 19 de fevereiro de 2016
  • 3º CARP: 29 de novembro a 1º de dezembro de 2017
  • 4º CARP: 4 a 8 de março de 2019
  • 5º CARP: 15 a 19 de fevereiro de 2021
  • Sessão retomada do 5º CARP: 22 a 25 de fevereiro de 2022.  

De acordo com o parágrafo 10 da decisão 27/2 do Conselho de Governança de 23 de fevereiro de 2013 e com a decisão 5/4 de 2 de março de 2022, a sexta reunião do Comitê Aberto de Representantes Permanentes será realizada entre 19 e 23 de fevereiro de 2024.  

Consultas informais no formato de grupos de trabalho/grupos de contato serão organizadas em reuniões híbridas com uma combinação de participações presenciais e online por meio de uma plataforma online. Informações adicionais sobre agenda e documentação serão disponibilizadas em breve.  

Leia mais sobre o Comitê de Representantes Permanentes 

Fóruns Ministeriais Ambientais Regionais  

Os Fóruns Ministeriais Ambientais Regionais são um espaço importante para diálogo político e colaboração sobre questões ambientais em níveis regionais. Eles atuam como plataforma para os Estados-Membros contribuírem com perspectivas regionais para as futuras sessões da UNEA.  

Os Fóruns Ministeriais Ambientais acontecem durante o período inter-seccional da UNEA e são organizados pelos Escritórios Regionais do PNUMA. 

Fóruns Ministeriais Ambientais Regionais de 2023 

Leia mais sobre Fóruns Ministeriais Regionais para o Meio Ambiente

Por favor, entre em contato com o Secretariado do PNUMA em unep-sgb@un.org para mais informações. 

Reuniões Consultivas Regionais dos Grupos Majoritários e dos Parceiros Interessados 

As Reuniões Consultivas Regionais (RCR) acontecem pelo menos uma vez durante o período interseccional entre as sessões da UNEA e são organizadas pelos Escritórios Regionais do PNUMA em estreita colaboração com os Facilitadores Regionais eleitos pelos Grupos Majoritários. Durante as consultas regionais, posicionamentos conjuntos são desenvolvidos e desafios relevantes para a região são discutidos. 

Reuniões Consultivas Regionais dos Grupos Majoritários e dos Parceiros Interessados de 2023 

Leia mais sobre as Reuniões Consultivas Regionais 

Outros processos preparatórios para a UNEA-6

Preparações para a Declaração Ministerial da UNEA-6

Sucessivas versões preliminares da Declaração Ministerial foram distribuídas para receber  contribuições e comentários dos Estados-Membros e Grupos Majoritários e Partes Interessadas. As versões e as contribuições podem ser encontradas na página das contribuições para a Declaração Ministerial.

Rascunho de resoluções e decisões

As delegações que pretendem apresentar projetos de resolução e notas conceituais que os acompanham são encorajadas a o fazer enviando o projeto e uma nota verbal ao secretariado até 11 de dezembro de 2023, se possível, e até 18 de dezembro de 2023, o mais tardar, de acordo com a orientação para os Estados-Membros sobre a submissão de projetos de resolução e decisões da UNEA-6.

Todos os projetos de resoluções e decisões submetidos serão, imediatamente, disponibilizados no Portal de Resoluções para a UNEA-6. O portal de resoluções é um portal protegido por senha que incluirá todas as informações relevantes, inclusive a minuta de resolução e a nota conceitual, ponto focal do proponente da resolução, co-patrocinadores, histórico de documentação, notas técnicas do secretariado, e versões diferentes do projeto, uma vez que eles talvez evoluam por meio de consultas e negociações.

Download the official UNEA app

Get access to session schedules, announcements, maps and real-time updates right at your fingertips. Download the UNEA app by device below.

Android

iOS